Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2020 > Servidores do IFBA Feira de Santana compõem Grupo de Trabalho que estuda projeto de construção de Linha de Transmissão de Energia Elétrica

publicado: 01/07/2020 16h24, última modificação: 17/08/2020 17h36

Três servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – campus Feira de Santana fazem parte de uma iniciativa coletiva e colegiada, através de um Grupo de Trabalho (GT), que tem como objetivo estudar aspectos relacionados aos impactos sobre a zona rural de Feira de Santana e suas comunidades quilombolas, decorrentes do plano de expansão urbana do município, da instalação do CIS Norte, da duplicação de estradas rodoviárias e da construção da Via Perimetral Norte, além dos possíveis danos sociais e ambientais decorrentes do projeto de construção da Linha de Transmissão LT 500kV Porto de Sergipe-Sapeaçu.

Segundo Henrique Andrade, servidor docente do IFBA Feira de Santana, o GT originou-se de demandas de comunidades quilombolas de Feira de Santana e região, assumindo como objetivo contribuir, com a produção de conhecimento científico, nas lutas contra ações que impliquem em pressões fundiárias, danos ao meio ambiente e à saúde física e psíquica de comunidades tradicionais, trabalhadores e trabalhadoras rurais e seus modos de fazer, criar e viver. Hudson Santos, servidor técnico-administrativo do IFBA Feira de Santana, afirma que teve a oportunidade “de sentir, com olhos, ouvidos, pele, cheiro e humanidade, o que uma grande obra pode causar na vida de grupos sociais historicamente vulnerabilizados, pelas ações das classes dominantes em articulação com o Estado”.

Desde o mês de junho de 2019 até a presente data, este GT realizou diversas reuniões, diagnósticos e visitas de campo nas comunidades a serem afetadas pelo empreendimento público do governo federal, utilizando o princípio da pesquisa participante e da extensão popular como base para o contato com as diversas lideranças comunitárias em Feira de Santana e Antônio Cardoso. Segundo Luisa Senna, uma das servidoras do IFBA Feira que compõe o GT, “é possível a redução dos danos com escolhas de produção de energia com menor custo socioambiental associados a ações mitigatórias, pois toda forma de produção de energia para consumo humano causa impacto ambiental”.

Veja aqui alguns registros fotográficos feitos pelo Grupo de Trabalho.

Este Grupo de Trabalho é composto por servidores de diversos órgãos de educação da cidade de Feira de Santana e região, tais como como IF Baiano (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia Baiano), UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana) e UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), e também por organizações dos trabalhadores rurais e quilombolas. Discussões sobre o tema vem sendo feitos através de um canal no Youtube intitulado Diálogos dos Povos, do coletivo Teia dos Povos. Participam e constroem a Teia assentados(as), quilombolas, indígenas, mestres de tradição oral, campesinos(as), estudantes, pesquisadores, educadores, crianças, juventude do campo e urbana.

Já foram realizados dois diálogos neste espaço, sendo o último intitulado "Linha de Transmissão de Energia e Impactos no Portal do Sertão". Todos os diálogos podem ser vistos no canal Diálogo dos Povos no Youtube.

Veja mais:

LT 500kv Porto Sergipe-Sapeaçu: a luta continua! - Incubadora UEFS