Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2020 > Projeto 123 Química e o Coronavírus: a ciência no combate às notícias falsas

Projeto 123 Química e o Coronavírus: a ciência no combate às notícias falsas

publicado: 23/07/2020 16h40, última modificação: 17/08/2020 17h28
Por Leander Souza

A paralisação das atividades presenciais no Instituto Federal da Bahia e em outras instituições de ensino, além da disseminação de notícias falsas sobre produtos químicos e medicamentos para o combate ao coronavírus fizeram com que o docente de química do IFBA Feira de Santana, Emanoel Igor Oliveira, idealizasse e executasse o projeto “123 Química” desde o mês de abril deste ano.

123 Química - logo

Através do Instagram, o “123 Química” busca valorizar o conhecimento científico e popularizar a química em três passos: situações, questionamentos e explicações científicas e quer atrair os mais diversos públicos, como estudantes, professores e, principalmente, pessoas fora do ambiente escolar. No projeto, o professor dá explicações de fenômenos do cotidiano de uma forma mais descontraída, ilustrada e textual, utilizando também uma linguagem típica das redes sociais como emojis e memes, sem abrir mão dos conceitos científicos pertinentes.

Este projeto de extensão do IFBA Feira tem alcançado seguidores em todo o Brasil, em sua maioria jovem. Além das publicações regulares que acontecem todas às Quartas e Domingos, as interações acontecem por meio de enquetes, testes e curiosidades, e qualquer pessoa pode sugerir temas e tirar suas dúvidas relacionadas aos diversos campos de interesse da Química, tais como alimentos, medicamentos, combustíveis, produtos de limpeza, cosméticos, meio ambiente, energia, materiais e leitura de rótulos.

“123 Química” pretende expandir para outras redes sociais e formatos no futuro, bem como envolver estudantes interessados em divulgação científica, de modo a estimular o desenvolvimento de futuros cientistas.