Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2020 > IFBA Feira de Santana e IFRS oferta à comunidade curso online de LIBRAS durante primeiro semestre de 2020
conteúdo

IFBA Feira de Santana e IFRS oferta à comunidade curso online de LIBRAS durante primeiro semestre de 2020

publicado: 25/08/2020 13h56, última modificação: 25/08/2020 13h56

Em tempos de pandemia, priorizar ações formativas relacionadas a segmentos sociais vulnerabilizados tornar-se fundamental. E, diante do seu papel enquanto uma Instituição Pública Federal de Ensino, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Feira de Santana ofertou de forma gratuita o Curso Básico de LIBRAS Virtual no primeiro semestre de 2020.

A Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade; as barreiras linguísticas entre surdos e ouvintes precisam ser cerceadas, pois os mesmos “não podem ouvir”, mas podem através da sua língua ser o mais exímio dos ouvintes. A história da surdez, enquanto deficiência, pode ser contada de duas formas: uma por nós ouvintes, e outra por eles. E, no olhar deles para conosco, somos nós os deficientes. Segundo Roberta Cantuária Borges, “os surdos ‘não podem ouvir’, mas podem através da sua língua ser o mais exímio dos ouvintes. A história da surdez, enquanto deficiência, pode ser contada de duas formas: uma por nós ouvintes, e outra por eles. E, no olhar deles para conosco, somos nós os deficientes” .

Roberta é Intérprete de LIBRAS do Campus Feira de Santana e coordenou este curso de extensão entre os dias 28 de abril e 31 de julho de 2020. O projeto foi executado por servidores e monitores do próprio IFBA, além de pessoas da comunidade surda feirense. A equipe do projeto foi composta por 11 (onze) pessoas, que, por meio da administração das plataformas online, mediaram, motivaram e dirimiram dúvidas de 230 (duzentos e trinta) discentes matriculados, de diversos estados do país.

Visando oportunizar aos participantes o conhecimento da LIBRAS – pois, esta também é uma língua , os cursistas ao final do curso puderam fazer uso desta língua em nível basilar, e comunicando-se em diversos contextos sociais, sobretudo no ambiente escolar. Importante destacar que o projeto também foi direcionado para os profissionais de diversas áreas que estão no enfrentamento à pandemia e em contato direto com as pessoas surdas, além dos que são desejosos por aprender esta língua.

O curso teve duração de 90 (noventa) horas e contou com a parceria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), que disponibilizou todo o ambiente virtual para que o curso fosse realizado, enquanto que coube ao IFBA Feira de Santana atuar com a equipe de professores mediadores, para auxiliar os estudantes na aquisição desta língua, já que a LIBRAS, assim como as demais línguas, possuem variação linguística e regionalismos, o que exige professores locais, inclusive, para minimizar as dúvidas dos partícipes.

Diante deste cenário atual de crises sanitária e humanitária que nós fomos acometidos, manter a atuação formativa por meio de uma ação extensionista tornou-se imprescindível para nos fortalecermos enquanto sujeitos e Instituição Pública de Educação, bem como ficarmos atualizados acerca dos processos de ensino, aprendizagem e inclusão. Este projeto sinaliza a importância de convivência com as diversas formas de perceber e estar em sociedade, na qual a inclusão via comunicação e linguagem são imprescindíveis. Iniciativas como esta mostram como as Instituições Públicas de Educação podem se reinventar em momentos de crise, sem perder de vista a humanidade, a gratuidade, a qualidade e o olhar fraterno para vulnerabilizados e seus anseios.