Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notícias > 2018 > Novembro Negro do IFBA Feira 2018

Novembro Negro do IFBA Feira 2018

publicado: 20/11/2018 20h42, última modificação: 20/11/2018 20h42

A Comissão organizadora do VI Novembro Negro do IFBA campus Feira de Santana vem convidá-los a participar do nosso evento institucional nos dias 22, 23 e 24 de novembro cujo tema esse ano será Aquilombando o IFBA: Estado, Políticas Afirmativas e Resistências Negras. Nosso objetivo principal é analisar a implementação de políticas afirmativas como as cotas nas Universidades e Institutos Federais e sua relação com o Estado e a resistência negra no que tange a luta antirracista no Brasil. A negação dos direitos humanos à população negra e a promoção de medidas por parte de setores do Estado e da sociedade que estimulam a exclusão e discriminação racial também serão discutidos. Aquilombar o IFBA significa demonstrar como a luta antirracista promove uma sociedade mais justa e digna em que tod@s tem os seus direitos assegurados.

O Novembro Negro enquanto projeto pedagógico e institucional também dialoga com a as leis 10.639/2003 e 11.645/2008, importantes dispositivos legais para a garantia de direitos, pois propõem uma política educacional que reconhece a diversidade étnico-racial no Brasil. Ou seja, ensejam nos currículos escolares e nas práticas pedagógicas a discussão sobre a história, a literatura e a arte africana e indígena, bem como sobre a cultura afro-brasileira e indígena como patrimônio histórico-cultural do nosso país.

Durante os dias de realização do evento, contamos com a participação de tod@s para juntos aquilombarmos os três turnos de funcionamento do campus com palestras, mesas redondas, oficinas, atividades culturais, bem como as apresentações temáticas dos estudantes.

Programação e inscrição, acesse feiradesantana.ifba.edu.br/novembronegro.