Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notas > Fim das gravações do Google Meet vinculado ao IFBA
conteúdo

Fim das gravações do Google Meet vinculado ao IFBA

publicado: 07/02/2022 12h22, última modificação: 07/02/2022 12h22

Prezada Comunidade do IFBA Feira de Santana.

O Comitê Gestor de Educação a Distância (CGEAD) comunica que, desde o dia 10 de janeiro de 2022, as gravações de reuniões no Google Meet não estarão mais disponíveis na edição Google edição Workspace Education Fundamentals (a qual o IFBA possui credenciamento) de acordo com notícia divulgada pela Google.

Serviços como e-mail institucional de servidores e estudantes, bem como aplicativos incorporados como Drive, Meet, Chat, dentre outros, continuam tendo as suas funcionalidades.

Recurso de gravação

Outras alternativas podem ser utilizadas para realizar gravações:

1. Utilizar o aplicativo Microsoft Teams pelo domínio institucional, que permite acesso de até 300 participantes e, além de outros recursos, permite gravações. O Teams é um software desenvolvido pela Microsoft e o IFBA possui licença Microsoft 365 Education for Schools & Students A1. Entre outras funcionalidades, o Teams oferece suporte a reuniões online com compartilhamento de tela e anotações do quadro branco que podem ser gravadas, salvas automaticamente e transcritas no Stream, permitindo que qualquer servidor (usando conta institucional) crie ou agende reuniões e/ou aulas online, compartilhando o link com os demais participantes e ainda permite gravar a reunião/aula para posterior compartilhamento.

Os vídeos a seguir poderão auxiliar no uso da ferramenta: https://youtu.be/SfOkkFythgY e https://youtu.be/7Vyfr6vK-7U ;

2. Utilizar o MCONF, serviço de webconferência provido pela RNP, ativando o recurso EDUPLAY para transmissão, gravação e publicação de conteúdo.

Este vídeo demonstra como utilizar a MCONF com o EDUPLAY: https://youtu.be/65q_K3GCuwc. Este outro vídeo demonstra algumas funcionalidades e recursos avançados que podem ser úteis: https://youtu.be/65q_K3GCuwc ;

3. Utilizar aplicativo(s) de gravação de tela. Desta forma pode-se utilizar o Google Meet ou outro aplicativo de webconferência, realizar a gravação da tela/áudio do computador e disponibilizar o arquivo pelo Google Drive. Diversos aplicativos gratuitos estão disponíveis a depender do sistema operacional do computador. Tais como:

VokoScreen, disponível para LInux e Windows em https://linuxecke.volkoh.de/vokoscreen/vokoscreen.html

QuickTime Player, disponível para para macOS em https://support.apple.com/ptbr/guide/quicktime-player/qtp97b08e666/10.5/mac/12.0

ActivePresenter, disponível para Windows e MacOS em https://atomisystems.com/download/
Vídeos de demonstração do uso do ActivePresenter:
https://youtu.be/qbrMrnAqpMk
https://youtu.be/l186JuFdetU

Gravar tela do PC com Windows Xbox Game Bar, disponível para Windows, conforme vídeo disponível em https://youtu.be/bHYxyVxO9cg

registrado em: