Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Notas > Comunicado Gabinete - 6 meses de afastamento e Resolução 19 CONSUP

Comunicado Gabinete - 6 meses de afastamento e Resolução 19 CONSUP

publicado: 08/09/2020 11h03, última modificação: 08/09/2020 11h03
Prezada Comunidade,
Estamos completando quase 6 (seis) meses de suspensão das atividades presenciais devido a pandemia da COVID-19. Esse momento novo nos exigiu rápida adaptação ao trabalho remoto, além do aumento da carga de trabalho devido as edições de normas novas e tomadas de decisões rápidas.
A Instituição publicou várias orientações nesse período e o Campus Feira de Santana já vinha tomando algumas medidas no âmbito do Comitê Local de enfrentamento a Covid-19, seguindo orientações do Comitê Central. Uma dessas medidas é a Busca Ativa dos Estudantes do Campus Feira Santana, conforme comunicado do Comitê enviado por e-mail no dia 24 de julho de 2020, além da análise da Resolução nº 19, de 24 de agosto de 2020 .
A Resolução nº 19, de 24 de agosto de 2020 , foi aprovada no último dia 19 de agosto pelo Conselho Superior - CONSUP do IFBA, em reunião extraordinária. Ela estabelece as normas acadêmicas e provisórias para as Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (AENPE) durante o período de suspensão das atividades presenciais no âmbito do IFBA, enquanto durar a situação de pandemia da Covid-19.
Essa Resolução tem o objetivo de regulamentar a implementação das atividades educacionais não presenciais emergenciais, contemplando todas modalidades e formas de ensino regular do IFBA: cursos técnicos, superiores e de pós graduação do IFBA, e em face a excepcionalidade decorrente da pandemia da Covid-19.
No âmbito do Campus Feira de Santana, decidimos dar andamento à análise dessa Resolução da seguinte forma: Reunião da Diretoria de Ensino com as Coordenações de área/curso e COTEP, que ocorreu no dia 24 de agosto, ficando definido que cada coordenação de área/curso deveria se reunir com seus pares para apresentar a análise e decisão sobre o que achavam possível ou não de ofertar atividade nesse momento.
Após essas reuniões, haverá uma nova reunião da DDE com toda a equipe no dia 10/09, para que possamos agendar a Reunião Geral do Campus com previsão para o dia 15/09.
Vale salientar as ações implementadas pela COTEP nesse período, como o projeto “Reencontro com a COTEP: encurtando distancias”, com o objetivo de ouvir os estudantes, partilhar as vivencias atuais e pensarem juntos sobre a condução do fazer educativo a partir de agora. Além da abertura de canais de comunicação online para acolhimento dos estudantes para dúvidas em geral e nas especialidades de: pedagogia, assistência social, psicologia, nutrição e saúde.
Está em andamento também o evento institucional que está sendo organizado por uma comissão formada por docentes, técnicos, terceirizados, alunos e pais, “Encontro, diálogos e vivencias em tempos de pandemia: olhares do IFBA Campus Feira”, que ocorrerá no período de 22 a 25 de setembro, com o intuito de restabelecer os laços afetivos, educativos e de cidadania promovendo a reaproximação de toda a comunidade do IFBA e seu entorno.
Destaque para os dois Webinários de Eletrotécnica com o tema: “Um novo tempo, um novo olhar para diferentes aplicações da área de Eletrotécnica”, que contou participação de alunos, ex-alunos e docentes do Campus.
Destaque também para o Ciclo de palestras de Saúde Mental na quarentena para os servidores e terceirizados do Campus, que ocorreu uma vez por semana durante o mês de agosto, cujo tema foi: “Como lidar com emoções em momentos de incerteza”, organizado pela servidora Mariana Santa Bárbara, com o intuito de alguma forma ajudar no enfrentamento desse momento novo e delicado.
E no período de 01 a 04 de setembro o novo Diretor de Ensino do Campus está participando do Seminário do Fórum de Diretores(as) de Ensino do IFBA, com o tema “Reencontrar: organização e planejamento para ensino não presencial”, que com certeza será muito importante para o Campus Feira de Santana pois será um momento de discutir os desafios e possibilidades do ensino não presencial emergencial e troca de experiências entre os campi.
Além de outras desenvolvidas pelos docentes individualmente e pelos técnicos em suas áreas de atuação.
Desta forma, seguimos fazendo o possível para oferecer, dentro das nossas possibilidades, o melhor a comunidade nesse momento, para que a instituição continue produzindo conhecimento e para que esteja preparada para o retorno às atividades presenciais tão esperadas por todos, no momento oportuno e com toda segurança necessária.
Atenciosamente,
Aline Quaresma