Você está aqui: Página Inicial > Campus Feira de Santana > Ensino > Napne > Documentos > Notícias > Servidores do NAPNE fazem visita ao CAP- DV
conteúdo

Servidores do NAPNE fazem visita ao CAP- DV

O encontro marca o começo das tratativas interinstitucionais para ações conjuntas no atendimento de pessoas com necessidades específicas no campo da deficiência visual.
publicado: 19/07/2022 14h20, última modificação: 19/07/2022 14h27
Leander Souza

A equipe do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA – Campus Feira de Santana, esteve em visita técnica no Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual Jonathas Telles de Carvalho (CAP - DV), no dia 12 de julho de 2022. O objetivo foi conhecer o Centro, suas atividades e atendimentos fornecidos a sociedade, para construir uma relação de parceria entre a instituição e o IFBA.

capdv_01
À esquerda Fabrício Silva Santos (Professor de OM e Informática), Roberta Cantuária (Coordenadora do NAPNE/IFBA-FSA), Sara Saionara Rodrigues (Vice-Diretora do CAP-DV), Gerson Cruz (Tradutor de Libras IFBA-FSA), Francisco e Josué (Estudantes do CAP-DV), Carla Martinez (Professora de Informática).

O CAP - DV é uma entidade filantrópica, que realiza ações de apoio pedagógico, em Feira de Santana e Região, para o público que possui deficiência visual. Criado desde 2005, pelo Rotary Club de Feira de Santana, a instituição visa propiciar à Princesa do Sertão e às cidades circunvizinhas, inclusão educacional e social da pessoa com deficiência visual e tem como público alvo crianças, jovens, adultos e idosos, cegos, ou com visão subnormal, de ambos os sexos, que nasceram ou adquiriram a deficiência visual. O CAP - DV oferta também formação continuada para docentes que tenham estudantes com essa especificidade bem como aos que desejam garantir a inclusão social no seu processo de ensino aprendizagem. 

Os atendimentos contam com profissionais docentes especializadas(os) na área da cegueira, garantindo assim para seus estudantes pré-alfabetização e alfabetização em Braille, estimulação visual e do resíduo visual, aulas de artes, orientação e mobilidade, visando assegurar a independência e autonomia. Destaca-se também o relevante trabalho nas aulas de artes,  bem como a adaptação e acessibilidade de materiais pedagógicos em Braille, para instituições que recebem os seus alunos egressos, como a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), contribuindo para a permanência dessas(es) estudantes no ensino superior. O CAP - DV também oferece atendimento psicológico e odontológico para seu público interno e externo em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). A instituição conta também com a Casa AVA (Atividade Vida Autônoma), uma residência construída para o desenvolvimento humano, social e inclusivo de estudantes em seus diversos ambientes.

Na oportunidade, a equipe do NAPNE foi recepcionada pelos integrantes do CAP-DV, na pessoa da Professora Sara Saionara Rodrigues, que está na vice-direção do Centro, que nos apresentou os demais profissionais que laboram neste, compartilhando e nos levando a imersão das vivências e orientações sobre o processo de inclusão da Pessoa com Deficiência Visual. As informações serão utilizadas no IFBA para a promoção de ações inclusivas, bem como pensar em ações e parcerias futuras.

Veja mais:

registrado em: