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Coordenação de Orientação Educacional

por Campus Eunápolis publicado 09/09/2019 09h06, última modificação 09/09/2019 09h06

De acordo com o Regimento Interno do IFBA Eunápolis compete:

I. Desenvolver ações de orientação e acompanhamento pedagógico e psicológico dos estudantes, a partir da problematização do processo ensino aprendizagem;

II. Desenvolver ações que visem à adaptação e integração dos estudantes a Instituição;

III. Acompanhar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, em colaboração com os docentes e famílias;

IV. Acompanhar sistematicamente o processo ensino-aprendizagem, de modo a identificar dificuldades de natureza diversa que podem refletir direta ou indiretamente no seu desempenho acadêmico, intervindo, quando necessário;

V. Sistematizar as informações necessárias para o conhecimento global do estudante;

VI. Acompanhar a frequência dos estudantes e intervir em casos de baixa frequência com risco de reprovação e/ou evasão;

VII. Analisar os resultados da avaliação realizada nos Conselhos de Classe Diagnósticos e propor ações interventivas junto às diferentes áreas profissionais deste;

VIII. Orientar os estudantes na organização dos seus estudos, tanto individualmente quanto em grupo;

IX. Promover ações voltadas à orientação profissional e à preparação do estudante para o ingresso no mundo do trabalho;

X. Promover a integração e participação da família dos estudantes no contexto acadêmico;

XI. Promover e ampliar a formação integral dos estudantes por meio de atividades e eventos de caráter sócio-educativos, visando à formação do cidadão histórico-crítico, em parceria com as demais coordenações deste;

XII. Promover fóruns de discussão com os estudantes com temáticas relacionadas ao protagonismo juvenil, em parceria com as demais coordenações deste;

XIII. Desenvolver ações que busquem garantir o bem estar biopsicossocial dos estudantes e a preservação da saúde mental, através de ações de natureza preventiva e interventiva, que respeitem a ética e os direitos humanos e priorizem a multidisciplinaridade;

XIV. Identificar e encaminhar demandas intervenientes na aprendizagem para os devidos órgãos;

XV. Acompanhar a aplicação do Código Disciplinar Discente no Campus;

XVI. Solicitar intervenção da Coordenação de Gestão do Trabalho Pedagógico em situações que envolvam o planejamento e execução dos currículos, com base em diagnose feita pela equipe;

XVII. Realizar outras atividades correlatas e afins