Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Setores > Documentos e pastas setores > DEPAE > Dúvidas Frequentes
conteúdo

Dúvidas Frequentes

por Campus Eunápolis publicado 13/09/2019 09h46, última modificação 13/09/2019 09h46
  1.   Como agendar um horário?

O atendimento individual pode ser agendado  no Serviço de Psicologia, desde que a placa “EM ATENDIMENTO” não esteja na porta ou na CAENS. O atendimento ocorrerá no horário OPOSTO ao turno de aulas, conforme disponibilidade de horário da profissional

Posso fazer terapia no Serviço de Psicologia do IFBA?

Não. A atuação do psicólogo no ambiente escolar não se confunde com a prática clínica. Não fazemos terapia, tratamento, diagnóstico nem avaliação psicológica.

Vou receber um diagnóstico após a consulta?

Não. Além de não ser o objetivo do nosso trabalho, esclarecemos que a realização de uma avaliação psicológica e a elaboração de um laudo requerem tempo e aparato técnico específico, sendo necessários muitos encontros e aplicação de testes psicológicos, que são de uso privativo ao profissional psicólogo.

O que eu contar a psicóloga será divulgado para outras pessoas?

O Código de Ética Profissional do Psicólogo é muito claro nas questões de confiabilidade e sigilo do profissional. O sigilo profissional tem como objetivo proteger o indivíduo, sendo dever do psicólogo manter sob proteção os fatos e as informações descobertas por meio da relação profissional. O sigilo é essencial, pois possibilita ao indivíduo a construção do vínculo com seu psicólogo trazendo para o ambiente terapêutico aspectos pessoais que lhe causam sofrimento na certeza de que será respeitado e protegido em suas confidencialidades.

O código prevê a quebra do sigilo, restringindo ao psicólogo que a quebra do sigilo deve ocorrer de forma que cause o menor risco possível ao individuo, diminuindo os danos ou prejuízos ao mesmo. É dever do psicólogo apenas passar as informações necessárias ao caso sem a necessidade de informar detalhes desnecessários.