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Gestão: avaliação 2022 do IFBA Eunápolis

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 23/12/2022 10h55, última modificação: 02/01/2023 10h52

 Após um período de atividades completamente remotas por conta da fase mais crítica da Pandemia da Covid-19, o IFBA Eunápolis retomou sua presencialidade em 2022; além do retorno do Ensino e das ações Administrativas no presencial, o campus aos poucos pôde reabrir suas portas para as famílias e para a comunidade externa, desenvolver suas ações integradoras, eventos de pesquisa e extensão, sua programação esportiva. Tudo isso em meio a um cenário desafiador do ponto de vista orçamentário.

Caso façamos uma recapitulação desse ano de retomada, essa foi a história construída pela comunidade acadêmica do IFBA Eunápolis em 2022. O retorno presencial das nossas atividades teve marcos nas mais diversas áreas. E podemos relembrar algumas delas 

 

  • ampliação dos auxílios emergenciais e de inclusão digital e a implantação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI);

  • publicação de trabalhos, pesquisas e verbetes de pesquisadores/as estudantes e servidores/as em relevantes revistas científicas;

  •  trabalho de pesquisadores do campus escolhido para representar o IFBA no XIII Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI); 

  • o 1º lugar geral na Categoria D (trabalhos em desenvolvimento: estudantes do Ensino Médio e/ou Técnico) na 10ª Feira Brasileira de Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat) 2022;

  • ações e cursos de extensão, como o curso FIC Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador(a) de Sistemas Fotovoltaicos) e a ampliação do laboratório EduMaker (contemplado no edital 35/MEC/SETEC);

  • implantação do piloto do Programa de Gestão de Desempenho (PGD); regime de Teletrabalho para servidores técnico-administrativos;

  • estudantes conquistando destaques nos esportes: a ginástica rítmica nos jogos escolares; na etapa Polo 3 dos Jogos Integradores foram medalhas de bronze (vôlei), prata (futsal feminino) e ouro para o futsal masculino: que também foi vice-campeonato no futsal na etapa final do JIFBA;

  • a oferta do curso Formação Continuada em Pedagogia Histórico-Crítica (PHC) para os/as servidores/as;

  • nas seleções e olimpíadas de conhecimento: da conquista da medalha de prata na 14ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB); da medalha de bronze na 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); da seleção das nossas estudantes para o Programa Power4Girls 2022; da escolha de estudante do campus para o Programa Jovens Embaixadores;

  • o retorno da promoção de eventos presenciais como: SEMPEX, SNCT, Novembro Negro, Seminários e mostras dos cursos e ações integradoras como o Agita IFBA, os festivais de dança e cultura que já fazem parte da história do IFBA Eunápolis. 

Os/as gestores/as da Direção Geral, Direção Acadêmica e Direção Administrativa, apresentaram uma breve avaliação do ano. 

 

Diretor Geral, Fabiolo Amaral 

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Fabiolo Amaral, Diretor Geral IFBA Eunápolis
"O ano de 2022 foi de muitos desafios não só para o IFBA Eunápolis mas também para toda a Rede Federal e Tecnológica, principalmente no que significa a questão orçamentária; tivemos um ano com o orçamento abaixo do necessário para que a gente pudesse atender todas as demandas do campus e com isso ainda iniciamos um retorno pós pandemia na forma presencial o que tornou ainda mais desafiador o nosso compromisso em ofertar educação de qualidade. Nós tivemos que nos debruçar em um plano de trabalho diferenciado, tanto do ponto de vista pedagógico e administrativo, para que pudéssemos enfrentar todas essas dificuldades, tanto orçamentária quanto com relação a dificuldades de aprendizagem, oriundo principalmente da pandemia, quando tivemos um 2020/2021 basicamente atividades remotas, o que dificultou muito o aprendizado dos alunos. Mesmo com todos os obstáculos, avalio que o nosso campus conseguiu dar uma resposta satisfatória, conseguimos retornar nossas atividades, nossos eventos, principalmente os científicos como o Sempex, a  SNCT, o Novembro Negro, o Agita IFBA, entre outros eventos presenciais, trazendo vida para a instituição com alunos/as, servidores/as e comunidade externa também para dentro do campus e nós temos uma expectativa muito boa para que nossos/as alunos/as que estão agora saindo e buscando espaços no mundo com os resultados de processos seletivos como ENEM para que possam ter bons indicadores de aprovação, como também de inserção no mundo do trabalho. Avalio como positivo nosso trabalho em 2022 e isso é fruto de uma união de todos/as servidores/as, docentes, técnicos-administrativos/as, estudantes,  terceirizados/as, responsáveis; todos unidos conseguimos avançar e fechar o ano com chave de ouro."

Diretora Acadêmica, Mariana Fernandes 

"Foi um ano difícil, tal quanto os dois últimos, porque de fato nós estamos ainda nesse processo relativo aos últimos anos

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Mariana Fernandes, Diretora Acadêmica IFBA Eunápolis
dos piores momentos da pandemia porque ela ainda não acabou. O que a gente percebe nesse processo: uma dificuldade enorme da nossa comunidade para entender porque ainda estamos construindo a sobrevivência em meio a esse processo, porque estamos saindo do medo da morte, do medo da Covid, dos nossos lutos, quando eu falo dos nossos lutos é nosso luto coletivo em relação às pessoas que partiram, mesmo aquelas que a gente nem nunca encontrou, mas também o luto pela sensibilidade e solidariedade das pessoas que perderam de fato alguém próximo, de sua relação familiar, de afeto, conjugal enfim, e nós tivemos isso dentro da nossa instituição. Então eu entendo que a nossa comunidade tem vivido esse reflexo, cada um de uma maneira, isso se intensificou, situações que nós já tínhamos de adoecimento mental em todos os sentidos, acredito que muita coisa se intensificou, por outro lado nós aprendemos muita coisa, aprendemos metodologicamente a entender o funcionamento das tecnologias digitais ao mesmo tempo que se evidenciou os processos de desigualdade em relação aos acessos as tecnologias tanto na questão do acesso das questões de classe nos marcadores sociais, como também na nossa resistência a essas tecnologias digitais, mas também percebemos possibilidades em meio a esse caos, e quando eu falo isso, falo com muito cuidado sem romantizar e sem normalizar tudo que nós passamos mas fomos buscando formas de sobreviver a tudo isso dentro das nossas possibilidades. O trabalho da Diretoria Acadêmica foi difícil também mas foi um trabalho que se construiu dentro dos coletivos, dentro das possibilidades, a gente reconstruindo muitas coisas, aprendendo… a escuta também nos possibilitou muitas coisas, inclusive de compreender as tensões, as origens das tensões e o que a gente mais buscou foi tentar criar um contexto, na verdade desde 2019 quando a gente assumiu a diretoria, de diálogo, pacificação e melhores condições de trabalho porque os conflito. Entendo que foi um ano difícil mas foi um ano de reorganizar as coisas, a gente ainda não pôde mover determinadas propostas que nós gostaríamos em meio a tudo isso nós temos sofrido os cortes orçamentários e isso tem impactado de todas as formas pedagogicamente, cientificamente na extensão, administrativamente falando, tem sido anos muito difíceis, a gente tem tentado reorganizar. Eu tenho uma leitura de um lugar importante e promissor da gente ter podido voltar a ocupar a nossa instituição, voltar a ver as pessoas, sentir as pessoas, abraçar as pessoas na presencialidade física e saber exatamente o que cada um tem passado e o que cada um pode contribuir pra gente buscar construir um ambiente melhor de trabalho e legitimar esse espaço que é de trabalhadores e trabalhadoras de profissionais em educação, todas as pessoas ali movimentados com os estudantes dom a comunidade externa e temos buscado garantir uma educação de qualidade, socialmente referenciada e emancipatória que temos buscado a todo o momento em toda complexidade que é garantir isso".

 Diretora Administrativa, Fernanda Borges

Fernanda Borges, Diretora Administrativa IFBA Eunápolis"O ano de 2022 foi desafiador, após dois anos de atividades presenciais suspensas devido a pandemia, retornamos as atividades presenciais em meio a um cenário de corte orçamentário, bloqueio orçamentário e até bloqueio financeiro, momento no qual nossa Instituição mais precisava de orçamento. Contudo, em meio as dificuldades, com um bom planejamento, equipe integrada e boa governança, nos reinventamos e criamos oportunidades! Muitos dos nossos alunos foram assistidos com auxílio emergencial, de forma tempestiva e com pagamento em dia, mantivemos nossos contratos terceirizados que além de um enfoque social, contribui para as atividades fim do Campus, conseguimos empenhar o terceiro módulo da usina fotovoltaica, ou seja, em 2023 nosso Campus produzirá energia mais sustentável para cobrir toda a nossa despesa e poderemos climatizar as salas de aulas dando mais conforto para nossos alunos, além de aplicar a economia de energia que será gerada ,nas ações e demandas com foco no ensino, pesquisa e extensão. Outro fator relevante foi o Programa de Gestão de Demandas (teletrabalho), que proporcionou economia, efetividade com foco no resultado, maior controle das tarefas e metas administrativas, ou seja, encerramos o exercício de 2022 com uma execução orçamentária, financeira e contábil efetiva e planejada, com processos de compras concluídos em tempo hábil e muitos só aguardando orçamento para empenhar, com apoio e suporte aos fiscais/gestores de contratos que são essenciais para o acompanhamento do gasto público, com foco nas ações de governança, transparência, mapeamento de processos. E esperamos que em 2023 possamos também fazer a diferença!".