Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2021 > Inscrições abertas para clube de xadrez do IFBA Eunápolis

Inscrições abertas para clube de xadrez do IFBA Eunápolis

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 06/09/2021 13h42, última modificação: 06/09/2021 13h42

Estão abertas as inscrições para participação nas oficinas de xadrez no clube do IFBA Eunápolis. O período de inscrição vai de 06 a 10 de setembro, exclusivamente no Formulário on-line: https://forms.gle/V7xStVsq2Ngkqu8eA.

Inicialmente serão 30 vagas, que serão preenchidas de acordo aIMG-20210906-WA0035.jpg ordem de matrícula no formulário. Posteriormente, os estudantes inscritos serão divididos em dois grupos: iniciantes e intermediários/avançados. Cada grupo ficará sob a orientação dos monitores, para a execução das atividades semanais.

No grupo de iniciantes, será abordado o histórico do xadrez, desde seu surgimento até os dias atuais, com abertura de espaço para discussões sobre a disseminação da cultura enxadrística e sua relevância para o desenvolvimento cognitivo dos jogadores. Além disso, o jogo será apresentado, com ênfase na característica de cada peça, com seus valores e sua movimentação no tabuleiro. Também serão realizadas práticas de jogos lúdicos, através dos jogos pré-enxadrísticos, com o objetivo de memorizar os movimentos específicos de cada peça. Simultaneamente, o grupo de intermediários/avançados estudará técnicas mais elaboradas de abertura do jogo e estratégias para vencer as armadilhas. É válido ressaltar que o objetivo é fazer com que os discentes do grupo de iniciantes alcancem o nível intermediário e, assim, haja um só grupo de enxadristas.

As oficinas ocorrerão de forma síncrona nas tardes das terças- feiras e quintas-feiras, das 14h às 17h, por meio do Google Meet e de forma assíncrona, por vídeos, materiais de estudo em ambiente a ser definido pela equipe do projeto. O jogo será vivenciado com o uso da tecnologia, com tablets, smartphones e computadores, de modo online.

Também serão promovidos momentos de competições, nos quais serão simulados torneios, com o objetivo de treinar os membros do clube, para participarem de eventos internos e externos ao projeto, tais como JIFBA, intercolegiais e outros.

Ao final do projeto será promovido um Campeonato de Xadrex do IFBA - Campus Eunápolis, com a  finalidade de divulgar o Clube do Xadrez do IFBA - Campus Eunápolis.  O Clube do xadrez visa contribuir para a melhoria da qualidade da aprendizagem, por meio da disseminação da cultura do xadrez como jogo lúdico, capaz de potencializar o desenvolvimento do pensamento lógico-estratégico, essencial para resolução de situações-problema, em diferentes componentes curriculares.

O resultado das inscrições será divulgado no dia 13/09. Será enviado por e-mail e publicado no site do campus