Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2021 > IFBA abre inscrições para Processo Seletivo de cursos Técnicos na segunda-feira (25)
conteúdo

IFBA abre inscrições para Processo Seletivo de cursos Técnicos na segunda-feira (25)

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 24/10/2021 08h41, última modificação: 28/10/2021 16h10

O Departamento de Seleção de Estudantes (Desel) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) publicou, na última segunda-feira (18), os editais do Processo Seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados, subsequentes e concomitante ao nível médio. Ao todo, serão ofertadas 4.325 vagas, em 21 campi, sendo 2.155 para 20 cursos integrados, 2.130 para 17 cursos subsequentes e 40 para 1 curso concomitante.

As inscrições são gratuitas e iniciarão na próxima segunda-feira (25), exclusivamente pelo site do sistema de inscrição. As (os) candidatas (os) deverão utilizar os seus números de CPF para criar o cadastro no sistema do processo seletivo, não sendo permitida a utilização de documentos de responsáveis legais.

Assim como na sua mais recente edição, o processo seletivo para ingresso em 2022 será baseado na análise de histórico escolar ou documentos alternativos listados no edital, para aquelas (es) que não obtenham o histórico escolar no prazo. Os documentos deverão ser apresentados digitalmente, no ato da inscrição.

Após um ano sem participar, o IFBA Eunápolis volta ao Prosel ofertando 210 vagas para os cursos técnicos integrados: informática (60), edificações (60) e meio ambiente (60) e 110 vagas para os técnicos subsequentes:enfermagem (30), meio ambiente (40) e segurança do trabalho (40). 

Como uma das novidades da seleção foi estabelecida a equivalência de nota para estudantes que tenham cursado ao menos um dos anos escolares no modelo de Ano Continuum - estabelecido em função do estado de calamidade pública pelo Decreto Legislativo nº 6 de 20 de março de 2020 e regulamentado ela Lei 14.040/2020.

Em casos de candidatas (os) que participem da seleção com documento escolar que utilize notas de exames como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), será necessário anexar documento com assinatura e carimbo ou certificação digital. As notas a serem digitadas no sistema devem ser exatamente as mesmas do documento escolar, sem necessidade de conversão pela "Tabela de equivalência de notas e conceitos".

Mariucha Ponte, coordenadora do Desel, afirma que os procedimentos internos de análise das inscrições foram simplificados para essa edição, a fim de que as publicações dos resultados ocorram com maior celeridade. A coordenadora orienta que as (os) estudantes leiam os editais com atenção para observar as regras e instruções específicas. “Com base na experiência da seleção anterior, percebemos a necessidade de uma maior atenção à qualidade das imagens dos documentos escolares anexados na inscrição (histórico escolar ou um dos documentos alternativos). Esses documentos precisam estar legíveis, nítidos, sem cortes, e com frente e verso, caso haja”, destaca.

Além desse cuidado, a Mariucha lembra que, com a implementação da banca de Heteroidentificação Racial de pessoas negras, conforme a Resolução nº 24/2021 do Conselho Superior (Consup), como uma ação de combate a fraudes em cotas raciais, as (os) candidatas (os) que passaram a escolaridade toda em escola pública e que optarão por concorrer às vagas reservadas para pessoas negras, precisarão anexar na inscrição ainda no sistema de inscrição, conforme edital: uma foto frontal, uma foto de perfil, um vídeo conforme orientações do edital, e o documento preenchido da Autodeclaração Racial de pessoa Negra, disponível nos anexos do edital.

“É importante atentar ao tipo de vaga que o/a candidato/a irá optar por concorrer na sua inscrição, pois, com a implantação da banca de Heteroidentificação racial de pessoas negras, caso seja identificada tentativa de fraude nessas cotas, a inscrição será desclassificada e não haverá direito a nova chance em nenhuma outra vaga deste processo seletivo”, alerta a coordenadora. 

Os editais por modalidade de cursos: integrado, subsequente e concomitante; estão disponíveis em formato PDF, na página da seleção. Em breve, serão disponibilizadas versões adaptadas à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).  

Mais informações sobre a seleção podem ser obtidas no site do processo seletivo ou ainda por meio do contato com os responsáveis pela seleção nos campi do IFBA.

Edital Integrado: clique aqui 

Edital Subsequente: clique aqui

Contatos:

 https://portal.ifba.edu.br/eunapolis prosel.eun@ifba.edu.br / prosel.eun@gmail.com Tel.: (73) 3281-2266 / 2267 / 1723 chat: (73) 99978-4278

Por Helen Sampaio