Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2020 > Pesquisas do campus Eunápolis são premiadas como destaques do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 17/12/2020 12h21, última modificação: 17/12/2020 12h21

Dois trabalhos desenvolvidos pela comunidade acadêmica do IFBA Eunápolis foram premiados como destaques do I Congresso de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA, realizado entre o s dias 9 e 12 de novembro. As pesquisas “Gestão sustentável do uso da energia elétrica no IFBA Eunápolis” do estudante Enzzo Hosaki Maciel, com orientação do professor Vitor Oliveira Damião; e “Investigações sobre a utilização de jogos eletrônicos no processo de ensino e aprendizagem para os estudos de centro de massa e momentos de inércia”, de Samuel Buzeli Santos e do docente Celso Eduardo Brito vão receber prêmios na categoria do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica-Ensino Médio (PIBIC-EM)

WhatsApp Image 2020-12-16 at 10.19.26 AM.jpeg
Apresentação de Samuel Buzeli Santos

A premiação chega após muito tempo de dedicação à pesquisa. Samuel acredita que a Iniciação Científica vá agregar no futuro profissional, o estudante de informática é bolsista desde 2018 e no ano seguinte teve a bolsa renovada para continuar o trabalho, dessa vez voltado para os conteúdos de Centro de Massa e Momentos de Inércia “A ideia de inserir jogos eletrônicos no processo de aprendizado partiu do professor Celso, e eu logo abracei a ideia, pois vi que seria algo inovador. A premissa da inserção dos jogos em um ambiente educacional parte do ponto em que vivemos em uma era tecnológica na qual a grande maioria dos alunos tem ou já teve contato com os meios digitais e, sobretudo, jogos eletrônicos, então o professor precisa pensar e utilizar ferramentas que contribuam com o aprendizado do aluno em meio a tantas informações que quando não filtradas da melhor forma, podem ser prejudiciais nesse processo”

O interesse em aprimorar a ferramenta dos jogos para o ambiente educacional já acompanha o docente Celso Eduardo, orientador da pesquisa, como ele explica “Venho estudando jogos digitais faz algum tempo, e sempre aprimorando. Desde jovem tenho apreço por jogos e sempre quis fazer a inserção deles no campo educacional, tendo então a oportunidade de mergulhar nessa temática aqui na instituição desde 2017...” e ainda completa “Desenvolvemos por meio de pesquisas teóricas acerca da utilização de jogos para a educação matemática, com diversos encontros entre bolsistas vinculados ao projeto, tanto do PIBIC-EM (categoria premiada), quando do PIBITI (estudante do curso de ADS, que também orientei). Utilizamos como plataforma (engine) para construção do jogo digital proposto a Unity 3”.

WhatsApp Image 2020-12-16 at 3.19.17 PM.jpeg
Apresentação de Enzzo Hosaki Maciel

A predileção pela ciência e pela resolução de problemas incentivaram Enzzo Hosaki Maciel a se dedicar a IC “Sempre tive gosto especial pelo trabalho de ciência e pesquisa, em como se encontra soluções alternativas para problemas, sejam eles sociais, matemáticos, físicos, da computação, entre outros. Então, quando me surgiu a oportunidade não pensei duas vezes. Era uma ótima chance de ter a experiência de um projeto de pesquisa”. O discente buscou soluções para ajudar as instituições de ensino no cenário do corte de investimentos na educação “Nos últimos anos, as instituições públicas como um todo tiveram vários cortes financeiros, além de várias políticas governamentais que visam a diminuição de gastos públicos. Enxergamos que a otimização dos gastos com energia elétrica seja uma ótima forma de contribuir para a economia do campus e também para um desenvolvimento mais sustentável do país”.

Durante o período de mais de um ano Enzzo foi orientado pelo professor Vitor Damião “Nos reuníamos semanalmente para apresentações de seminários e discussão do assunto. Ficamos um ano nessa dinâmica e os resultados foram relatados para a PRPGI e apresentados no I Congresso de Pesquisa e Inovação do IFBA” que ainda ressaltou “A temática do trabalho foi escolhida com base na necessidade de se racionalizar o uso dos recursos públicos, em particular com energia elétrica que é um dos maiores gastos do campus. Nesse sentido, o trabalho se constituiu como uma ferramenta de estudo e prática de eficiência energética”.

O I Congresso da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFBA teve como tema a “Ciência e Educação para Fortalecer e Combater as Desigualdades” e o agendamento da entrega dos prêmios ainda vai acontecer.