Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2020 > Pesquisa: projeto está coletando garrafas PET para estudo de Concreto Reforçado com Fibras
conteúdo

Pesquisa: projeto está coletando garrafas PET para estudo de Concreto Reforçado com Fibras

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 14/02/2020 11h49, última modificação: 14/02/2020 11h49

IMG_0770.JPG

A “Avaliação das propriedades mecânicas de concretos Reforçados com Fibras Oriundas de garrafas pet utilizando agregados da região Sul da Bahia” é o tema de um trabalho desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Eunápolis pelo Grupo de Estudos em Materiais e suas Aplicações (GEMAA). Para realizar a etapa atual da pesquisa, o Prof.Drº Eduardo Jorge Vidal Dultra, orientador do projeto, está realizando uma campanha de arrecadação de garrafas PET, com posto de coleta no campus.

A pesquisa foi iniciada em agosto de 2019 com a participação dos estudantes do 8º semestre de Engenharia Civil Emilly Ribeiro Evangelista (Edital Nº 03/2019/PRPGI – PIBITI IFBA/CNPq 2019/2020) e Wallace Oliveira Couto (Edital Nº 01/2019/PRPGI – PIBIC IFBA/FAPESB/CNPq 2019/2020). No projeto, a relevância de aprofundamento na questão é explicada: em algumas situações (concreto projetado e pré-fabricados de concreto, por exemplo) o Concreto Reforçado com Fibras (CRF) aparece como opção quando há necessidade do controle da fissuração, principalmente, relacionado com fissuras por retração do concreto, assim “O que se pode afirmar é que, de maneira geral, o custo das fibras e a necessidade de mão de obra especializada para o manuseio do CRF elevam seu custo por m3 de forma significativa. Por isso, alguns estudos sobre fibras oriundas de garrafas PET têm sido realizados de forma a conhecer as propriedades de concretos com adição desse material”.

A partir dessa necessidade, aliada ao fato de não existir na região sul da Bahia um estudo mais aprofundado sobre o IMG_0782.JPGCRF produzido com os materiais disponíveis e para difundir o uso e benefícios do CRF na confecção de estruturas de concreto o projeto de pesquisa foi idealizado.

Agora, para dar prosseguimento ao trabalho, estão sendo coletadas as garrafas PET que serão direcionadas para a Associação Gota de Óleo (AGO), grupo que realiza a coleta e reciclagem de materiais. A AGO já utiliza a fibra de garrafas PET para a confecção de vassouras e vai atuar em parceria com o IFBA Eunápolis para a extração da fibra que será utilizada no estudo realizado na instituição.

A meta inicial é de arrecadar duas mil garrafas, mas de acordo com o Eduardo Dultra, a pretensão é que essa coleta se torne uma fonte permanente de arrecadação de materiais para a associação colaborando também para a consciência ambiental da comunidade.