Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2020 > Grupo de professores faz atividade ensinando como se descobre um exoplaneta
conteúdo

Grupo de professores faz atividade ensinando como se descobre um exoplaneta

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 23/11/2020 15h39, última modificação: 26/11/2020 18h26

Na sexta-feira (19/11) O IFBA Eunápolis promoveu a atividade "Caçando Exoplanetas", direcionada para os estudantes dos dois últimos anos do curso Técnico Integrado em Informática, a atividade tem como objetivo trazer Aplicações da Física Moderna para o contexto de sala de aula e é uma parceria dos professores envolvidos.

A ação realizada consiste na modelagem do método de trânsito para detecção de exoplanetas a partir de dados e materiais simples. Um trânsito ocorre quando um exoplaneta cruza entre sua estrela e o observador, bloqueando um pouco da luz dessa estrela, resultando em uma queda temporária em seu brilho observado.

 

Captura 2020-11-19 11 44 22 Crop.png
Atividade Caçando Exoplanetas
 

Na última sexta estavam presentes além de Elcimar Pessoa Rocha, professor de física do IFBA e proponente da iniciativa no campus, os professores Nelson Barrelo Jr. (UFF, UEL-UAB, Coord. Escola de Física do CERN), Francisco Amaral (Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, Faculdade Eduvale e Coopercamp Objetivo, instituições do Mato Grosso), Thiago Queiroz Costa (IFPR Ivaiporã e UAB/UEL) e Kleber da luz Bastos (IFAM campus Manaus Centro), representando o grupo de colaboradores que é maior e conta com participantes de todas as regiões do país.

Na próxima sexta, 27 de novembro, a "Caçando Exoplanetas"  será promovida em evento do Instituto Federal do Amazonas  e podem participar estudantes do nível médio de qualquer série e professores e professores-estudantes (graduandos e pós-graduandos) "Os estudantes do médio aproveitam a atividade que é feita pensando neles, mas professores e professores-estudantes podem participar das atividades podendo contribuir com discussões e para conhecer novas propostas de atividades para aplicar junto a seus estudantes" explicou o professor Elcimar P. Rocha.

Para mais informações e inscrições sobre o evento no IFAM acesse o link a seguir (as vagas são limitadas): https://www.even3.com.br/fisicadefronteira/

O material utilizado na atividade foi produzido pelo Perimeter Institute (Waterloo, Canadá) e traduzido e desenvolvido pelo ICTP South American Institute for Fundamental Research (ICTP-SAIFR, ictp-saifr.org) em São Paulo.

O ICTP-SAIFR sediado no IFT/UNESP tem feito atividades como essa, antes em encontros presenciais e atualmente, devido a pandemia da Covid-19, de forma remota. Assim visitem o site abaixo para mais informação sobre a atuação do ICTP-SAIFR (inscrições abertas). Na página estão disponíveis a programação de atividades e materiais teóricos de apoio para professores e estudantes.

http://outreach.ictp-saifr.org/ensino-medio/professores/fisica-de-fronteira-para-a-sala-de-aula-online/

Para outras  informações: elcimar@ifba.edu.br.