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Fórum de docentes de história da Rede Federal publica manifesto sobre o PNLD/2021

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 27/07/2021 13h02, última modificação: 27/07/2021 13h02

O IFBA Eunápolis, por meio da Diretoria Acadêmica, divulga o Manifesto do III Fórum de Docentes de História da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O documento foi construído por uma comissão de professores da Rede Federal de diferentes estados do Brasil que analisaram o  “Guia Digital PNLD/2021: obras didáticas por área do conhecimento e específicas”, publicado pelo Ministério da Educação no dia 05 de julho deste ano. 

 Após a realização da análise, a comissão elaborou um conjunto de reflexões, questionamentos e críticas à forma de construção curricular do PNLD/2021 e aponta tópicos como: 

  • o documento desconsidera a processualidade histórica;
  • as estruturas dos materiais didáticos seguem um padrão de matriz curricular não coerente com os planos curriculares do Ensino Médio Integrado da Rede Federal;
  • os livros em questão diluem a discussão sobre a história africana, a história afrobrasileira e história indígena, dificultando colocar em pauta as leis 10.639/03 e 11.645/08;
  • o grupo defende que as mudanças dos Planos Pedagógicos de Cursos (PPCs) em função do formato curricular dos livros didáticos do PNLD/2021 não devem acontecer, porque impede o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes de forma lógica e coerente.

O posicionamento do Fórum de Docentes de História da Rede Federal se alinha com a Nota de Esclarecimento do CONIF a respeito do PNLD de 13 de março de 2021. O grupo também ressalta no manifesto que não é contrário ao Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD.

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