Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2020 > Ex-aluna do IFBA é aprovada em 1º lugar no doutorado em Matemática Pura

Ex-aluna do IFBA é aprovada em 1º lugar no doutorado em Matemática Pura

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 24/01/2020 11h42, última modificação: 24/01/2020 11h42

IMG_0751.JPG

O desejo de atuar como professora e de poder contribuir com a educação fizeram com que Railane Antônia da Silva investisse na carreira acadêmica. Egressa da turma 2013.1 do curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Eunápolis, a estudante agora foi aprovada em 1º lugar no doutorado em Matemática Pura na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Para a doutoranda, que viu no curso de matemática um desafio e acabou apaixonada, o período de formação no campus Eunápolis foi importante para definir sua trajetória profissional “ O processo de formação aqui no IFBA foi muito importante para mim porque eu percebi que eu precisava continuar os meus estudos até porque eu almejo ser professora em universidades e também contribuir com a educação no ensino superior porque eu fui muito abençoada aqui no campus com professores muito qualificados, eu também quero passar o mesmo aprendizado que eu recebi aqui então eu quero muito contribuir para a universidade. Eu fiz o ensino médio na rede pública (todo o meu ensino foi público). Eu vejo o quanto a universidade e o ensino público são importantes na vida do aluno”, relembra.

Durante o período que passou no IFBA Eunápolis também atuou como estagiária no campus, experiência que segundo IMG_0755.JPGa pesquisadora foi fundamental para o próprio desenvolvimento pessoal “Foram dois anos de muito empenho, dedicação e também alegria porque eu aprendi muito, o estágio foi muito importante porque me deu um pouco mais de disciplina. O que eu posso falar foi aprendi muito, fiz muitos amigos. O ambiente do estágio foi muito importante para mim porque além de ter a questão financeira, porque a bolsa estágio foi de muita importância, conhecer novas pessoas que até hoje eu tenho como amigos, foi um período muito importante na minha vida” e participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) “Abriu a minha visão sobre a docência, eu vi a realidade lá fora nas escolas, vi também como eu poderia trabalhar, todos os licenciandos poderiam contribuir para a formação do aluno e me deu experiência, o Pibid foi uma escola incrível”, afirma.

Após concluir a licenciatura em 2017, Railane foi aprovada no mestrado em Matemática Pura na UFPB e logo em seguida se candidatou para a vaga no doutorado na mesma universidade “Foi um processo muito complicado para concessão de bolsas por conta dos cortes que estão acontecendo, mas foi em primeiro lugar, foi uma surpresa, porque eu sempre estudei, mas eu nunca esperei primeiro lugar, mas que bom que foi. Dá uma estabilidade porque eu posso me esforçar mais, não preciso me preocupar em trabalhar para sustentar os gastos. Eu passei eu setembro e comecei em outubro”.