Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2020 > Curso De Engenharia Civil do IFBA Eunápolis conquista nota máxima no Enade
conteúdo

Curso De Engenharia Civil do IFBA Eunápolis conquista nota máxima no Enade

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 21/10/2020 14h42, última modificação: 21/10/2020 15h32

O curso de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-Campus Eunápolis obteve a nota máxima no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) 2019. O resultado foi divulgado nesta semana pelo Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) que além do desempenho dos estudantes na prova do Enade, um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), informa também o Questionário do Estudante ao qual os concluintes de cada um dos cursos incluídos no exame responderam on-line na página do INEP.

A graduação em Engenharia Civil foi implementada em 2014 no campus Eunápolis e desde então vem passando por

WhatsApp Image 2019-08-20 at 18.02.14 (10).jpeg
Colação de Grau 1ª turma Engenharia Civil
etapas importantes na construção do curso, como o reconhecimento pelo MEC em 2017 e a colação de grau da primeira turma, em 2019. O resultado no Enade é mais uma evidência do trabalho realizado, como afirma a Diretora Acadêmica do IFBA Eunápolis, Profª Drª. Mariana Fernandes “Esse importante resultado do Enade é mais uma forma da gente dizer para a comunidade Eunapolitana e para a sociedade em geral do trabalho, da competência e da dedicação que o IFBA Eunápolis tem desenvolvido e tem construído em relação a formação dos diferentes cursos, nos diferentes níveis de ensino ofertados. Essa nota representa a qualidade do trabalho das nossas e dos nossos docentes do campus, de toda a trajetória formativa em relação aos estudantes da engenharia civil, um curso recente, um dos mais novos do campus e a gente já mostra essa qualidade, claro que nós temos outros indícios com relação a essa qualidade: a inserção desses estudantes no mundo do trabalho e mostra também todo o apoio de gestão educacional, de gestão administrativa, de gestão pedagógica, de gestão curricular, e de todo o apoio que a gente tem tido de servidoras e servidores do campus”, diz Mariana,  que ainda acrescenta a relevância da ação conjunta para a evolução do curso  “Toda essa rede foi construída para que a gente pudesse chegar nesse resultado importante. Essa nota no Enade representa as coordenações, as colegas e os colegas que já passaram pela coordenação de ensino superior, os coordenadores de curso que estiveram à frente e se dedicaram nesse processo todo e trajetória dos estudantes, mas principalmente o trabalho dos docentes e dos estudantes”.
"Essa é mais uma forma de dizer para a sociedade que nós temos cursos que podem contribuir  e da importância de escolher as Instituições Públicas e como elas estão a cada dia buscando essa qualidade, mesmo tendo de enfrentar diferentes situações de corte e de investimentos reduzidos" Mariana Fernandes, Diretora Acadêmica  IFBA Eunápolis 

A Diretora também ressalta que essa é uma demonstração  da importância das Instituições Públicas de Ensino e da concepção  de Educação adotada pelos Institutos Federais “nós já tivemos resultados também importantes em outros cursos nossos de nível superior, mas representa muito do que é a nossa instituição, do que são as instituições públicas e no caso, as instituições públicas federais, do papel e da importâncias dos Institutos Federais na formação da juventude, dos filhos de trabalhadoras e trabalhadores, da verticalização que os institutos trazem e possibilitam, nós temos nesse curso da engenharia civil diversos estudantes que fizeram o médio integrado em edificações, mas não somente em edificações, em outros cursos do integrado no próprio campus e que hoje estão na graduação da engenharia civil, então a gente já começa a perceber a importância da verticalização, da natureza do instituto e dos seus currículos”.

IMG-20201021-WA0023.jpg
Erickson de Jesus Soares, estudante de Engenharia Civil

 

Esse é o caso de Erickson de Jesus Soares, atualmente cursando Engenharia Civil no campus ele também  estudou no IFBA Eunápolis durante o Ensino Médio Integrado, fazendo o curso de Edificações. Para ele, a nota 5 no exame também tem muito significado “Ver a nota do ENADE me fez enxergar que mais a frente eu também terei a possibilidade de alcançar um resultado promissor na minha carreira enquanto profissional, visto que estamos dentro da margem dos cursos que alcançaram nota máxima no exame. O resultado me deixou muito animado e esperançoso. Receber essa informação me fez pensar no quanto sou beneficiado. Desejo valorizar ainda mais o trabalho que os servidores têm disponibilizado. Gostaria de parabenizar todos os docentes, técnicos e estudantes envolvidos nessa conquista”, finalizou o discente.

O ingresso no curso de Engenharia Civil do IFBA Eunápolis acontece por meio do SISU com as notas do candidato no ENEM. Para saber mais a respeito do curso: clique aqui.