Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2017 > Projeto do IFBA Eunápolis foi apresentado em Simpósio em Saúde Coletiva

Projeto do IFBA Eunápolis foi apresentado em Simpósio em Saúde Coletiva

Notícias campus Eunápolis 2017

publicado: 24/11/2017 12h07, última modificação: 24/11/2017 12h07

O trabalho “Sexto Sentido: um Novo Despertar”, vinculado à Comissão Permanente de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas do IFBA Eunápolis, foi apresentado no “Simpósio em Saúde Coletiva: Caminhos da Pesquisa no Interior do Brasil”, na UFBA (campus Vitória da Conquista), pelas docentes Laís Lira e Lívia Dodds e a técnica administrativa Olívia Ferraz.

As relações interpessoais tiveram papel essencial para o andamento do projeto, como explicou Olívia Ferraz “O projeto de extensão promoveu o resgate das relações interpessoais. Foram experiências que se concretizaram na medida em que os sujeitos se permitiram no mundo e para o mundo. Relacionar é aceitar que existe o “eu” e o “outro” e que em virtude das necessidades, das potencialidades e das dificuldades podemos aprender e ressignificar a vida em parceria com os pares”.

O “Sexto Sentido: um Novo Despertar” foi desenvolvido junto aos estudantes do curso integrado em informática do campus Eunápolis e alunos do Colégio Modelo Antônio Batista, através da Comissão Permanente de Prevenção ao Uso Abusivo de Drogas. A iniciativa participa ativamente das atividades realizadas no Instituto “outras ações foram e vem sendo realizadas no Campus através de diversos eventos tais como salas temáticas, mesas redondas, debates que visam priorizar ações que estimulem reflexões sobre comportamentos de risco, uso abusivo de álcool e outras drogas, prevenção do suicídio”, enumerou Lívia Dodss.

Além das ações já citadas, o projeto foi caracterizado pelas oficinas que utilizava os sentidos do corpo humano para trabalhar a integração, fortalecimento de vínculos etc. Segundo a professora Laís Lira, esse exercício é de baixo custo, acessível e pode ser desenvolvido pelos servidores “Não há necessidade de profissional de alguma área específica. Elas acontecem num espaço curto de tempo e trabalham questões importantes como relacionamento interpessoal, fortalecimento de vínculos, consciência corporal, estímulo à criatividade, dentre outras características importantes a serem estimuladas no ser humano”.