Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2017 > Projeto “Você tem fome de quê? ” movimenta comunidade acadêmica do IFBA

Projeto “Você tem fome de quê? ” movimenta comunidade acadêmica do IFBA

Notícias campus Eunápolis 2017

publicado: 23/10/2017 09h30, última modificação: 23/10/2017 09h30

"Você tem fome de quê?" Foi com o verso da canção do Titãs que o projeto, realizado na última quinta-feira (18) no Imagens projeto "Você tem fome de quê?" IFBA Eunápolis, propôs a reflexão sobre as necessidades humanas num contexto de crítica social. Com uma programação composta por apresentações artísticas, exposições, rodas de conversa, salas temáticas etc. envolveu toda a comunidade acadêmica para discutir temas de saúde, gênero, sexualidade, tolerância, saúde mental, artes.

Paula Bacellar, Coordenadora do Departamento Pedagógico e de Assistência Estudantil (DEPAE), explicou a iniciativa “A ideia do projeto “Você tem fome de quê! ” Surgiu do desejo da equipe multiprofissional do DEPAE de ter uma aproximação mais efetiva dos estudantes em atividades de cunho educativo e preventivo.... Em paralelo a isto, o projeto teve como objetivo estimular a reflexão crítica e a cidadania, envolvendo os estudantes na produção de um espaço compartilhado de ideias, criando um espaço no cotidiano acadêmico do IFBA favorável à formação integral do estudante”.

Imagens projeto "Você tem fome de quê?" A partir dessa concepção o “Você tem fome de quê? ” foi apresentado para os coordenadores dos cursos de nível médio integrado, coordenadores de área, professores e então com os estudantes para solicitar que os interessados se apresentassem para organização do evento, como relembra Paula “Pensamos em construir as temáticas do evento em função do interesse dos nossos estudantes. Para isso, o planejamento foi feito com meses de antecedência”, a coordenadora exemplificou esse protagonismo estudantil na proposta dos temas escolhidos (como depressão, ansiedade e suicídio) e da maneira de abordá-los “ Partiu deles a ideia de gerar experiências sensoriais que despertassem no outro empatia e entendimento sobre como se sente um estudante do IFBa com essas dificuldades. A partir daí foram formados novos grupos de trabalho com autonomia para tocar o desenvolvimento das propostas, sempre com o apoio da equipe do DEPAE”.

Com as temáticas desenvolvidas o próximo passo foi a construção da programação do evento “As salas temáticas sobreImagens projeto "Você tem fome de quê?" suicídio foram reproduzidas do evento do Setembro Amarelo, organizado pela Comissão Permanente de Prevenção ao Uso Abusivo de Álcool e outras Drogas. O Setor de Saúde do DEAPE fez contato com a rede municipal com o objetivo de aproximá-la do nosso público, facilitando o acesso e conhecimento dos serviços ofertados. As professoras Gledna Pereira e Letícia Freitas, ofereceram atividades voltadas para orientação sexual e debate de temas relativos à gênero e sexualidade. As exposições e salas temáticas relacionadas à “fome de arte” foram coordenadas pelos professores Lincoln Nascimento, Flaviane Ribeiro e Letícia Freitas, junto às turmas de segundo ano do curso de integrado de informática”.

Foi nesta última atividade que Priscila de Jesus Souza atuou juntamente com os colegas do 2º ano de informática. As pesquisas e debates realizados para o “fome de arte” deram origem a exposição “O querer do ser” ”, com fotografias, poesias e audiovisual “ A sociedade tem falado muito no tema (gênero e sexualidade) mas muita gente não sabe o que quer dizer de verdade. Então nós estudamos para saber mais sobre isso, fizemos pesquisas, debates e os professores propuseram para a gente expor nossas ideias, daí surgiu “ O querer do ser”.