Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > Campus Eunápolis promove evento Setembro Amarelo/Você tem Fome de Quê?

Campus Eunápolis promove evento Setembro Amarelo/Você tem Fome de Quê?

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 25/09/2019 09h53, última modificação: 25/09/2019 09h53

Na última semana o IFBA Eunápolis promoveu o projeto Setembro Amarelo/Você tem Fome de Quê? Com um dia inteiro IMG_8605.JPGdedicado ao debate sobre a saúde mental. A iniciativa foi uma parceria entre o Departamento Pedagógico e de Assistência ao Estudante (DEPAE) e a Coordenação de Curso Técnico de Enfermagem com o envolvimento das demais coordenações de cursos do campus na união das duas ações que aconteciam separadamente.

Durante os três turnos letivos a comunidade interna participou de atividades como aulas de dança, esportes, massagens, rodas de conversa, práticas integrativas complementares (tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais), assistir apresentações artísticas, entre outros. A programação foi construída com o auxílio de profissionais da comunidade externa, dos servidores e dos estudantes do campus.

IMG_8653.JPGMelissa Oliveira dos Santos, último módulo de enfermagem, foi uma das alunas que atuaram na organização do evento “a gente tem uma disciplina do curso de saúde mental e a professora sempre tenta trazer a importância do autocuidado e promoção da saúde. Chegou a oportunidade de participar do Setembro Amarelo/Você tem Fome de Quê? que também está relacionado com nosso projeto interdisciplinar e a chance de difundir tudo aquilo posto em sala de aula”.

A Coordenadora do curso de Enfermagem, professora Laís Lira, destacou a importância de envolver o corpo discente e também da abordagem do assunto no ambiente acadêmico “a Saúde Mental é um tema transversal que deve ser discutido e experimentado em todas as áreas por todas as pessoas. É de fundamental importância que os profissionais de saúde trabalhem esse assunto em seus processos formativos e estejam sensibilizados para este tema, principalmente diante do aumento do adoecimento mental na população brasileira”.

A organização avaliou como positiva a participação da comunidade e os impactos do evento. Para Roberto Almeida, IMG_8685.JPGPedagogo responsável pelo Depae, as ideias do setembro amarelo devem fazer parte da realidade das instituições de ensino durante todo o ano, além de “um dos princípios pedagógico do IFBA é a formação integral do educando. Isto envolve tanto a formação e o desenvolvimento cognitivo quanto o conhecimento científico e técnico-profissional, bem como contribui para a maturidade do aspecto sócio-emocional dos estudantes. O Depae com seus vários setores envolvidos na realização do evento está muito satisfeito em poder cumprir com o seu papel de fomentador desse tipo de ação no campus, e ainda poder contar com a parceria e apoio de outros setores” disse Roberto, ainda acrescentando “É muito importante que cada campus do IFBA promova ações que visem a saúde e o desenvolvimento sócio-emocional dos estudantes. Esse é um aspecto muito importante do ser humano que contribui muito para o processo de ensino e aprendizagem de forma harmônica, do ser inteiro”, finalizou.