Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > Projeto arquitetônico promove parceria entre IFBA Eunápolis e comunidade local

Projeto arquitetônico promove parceria entre IFBA Eunápolis e comunidade local

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 12/07/2019 12h13, última modificação: 12/07/2019 12h13

Seguindo com o propósito de manter uma relação de proximidade e cooperação com a comunidade o IFBA Eunápolis efetuou uma colaboração com a Associação da Pessoa com Deficiência de Eunápolis (ASDEFE) para a realização de um projeto arquitetônico de uma futura sede da associação.

Os membros da ASDEFE procuraram o Instituto em busca de apoio, por meio do curso de Engenharia Civil, para a

Projeto arquitetônico
criação de uma planta para a sede da associação, que já tem mais de 20 anos de atuação na cidade e agora passa por um período de reestruturação e organização burocrática, como explicou Rafaela Mattos Silva Reis, assistente social voluntária “ O IFBA a gente já sabe que tem uma responsabilidade social na comunidade, na região e eu fui lá e falei com o diretor do campus eles marcaram uma reunião”.

O professor Everton Silva foi o responsável por supervisionar a ação e relatou como a colaboração se desenvolveu “A partir do levantamento da área do terreno e conferência com os dados registrados em cartório, foi realizado um programa de necessidades em conjunto com a associação. Nesse programa foram estabelecidos os espaços e suas respectivas dimensões para atender as demandas específicas da associação, tais como: salas de atendimento, fisioterapia, refeitório, sanitários, auditório, etc... Com esse conjunto de informações foi possível desenvolver o projeto arquitetônico considerando todos os aspectos normativos presentes tanto no Plano Diretor Urbano quanto no Código de Obras do Município”, informou o docente que teve a colaboração de dois estudantes dos cursos do campus.

A participação de alunos (João Pedro Pardim, do curso técnico em Edificações e Marcos Van-Basten Rocha, concluinte de Engenharia Civil, realizaram as medições em campo e o desenvolvimento do projeto arquitetônico com a orientação do professor e arquiteto Salles Silva Santana) faz parte do processo de formação desses profissionais, conforme afirmou Everton “ A questão da acessibilidade faz parte do projeto pedagógico do curso superior em Engenharia Civil. E participar desse tipo de iniciativa aproxima nossa instituição da sociedade através da elaboração de projetos dessa natureza, contribui para estreitar relações com a comunidade e promover o seu desenvolvimento”.

ASDEFE

A parceria com o IFBA é apenas o primeiro passo para a Associação da Pessoa com Deficiência alcançar o objetivo de

WhatsApp Image 2019-07-07 at 11.38.30.jpeg
Membros da ASDEFE
construção da sede. Agora com terreno próprio e com o projeto finalizado, a ASDEFE está em busca de aliados para angariar recursos. Materiais de construção e a mão de obra para execução são as metas iniciais do grupo que trabalha voluntariamente e realiza eventos para pagar os custos atuais.

Segundo Iraneide Rodrigues Santos a associação precisa do apoio da comunidade “Quem quiser contribuir a gente ficar toda terça, quarta, e quinta-feira das 14h às 17h. Precisamos conseguir parceiros que possam nos ajudar a construir um lugar, esse sonho para ajudar mais associados, mais pessoas com deficiência na nossa cidade e arredores”.