Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > Estudante do IFBA Eunápolis ganha medalha de prata em olimpíada de matemática
conteúdo

Estudante do IFBA Eunápolis ganha medalha de prata em olimpíada de matemática

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 18/12/2019 11h35, última modificação: 18/12/2019 11h37

IMG_0724.JPG

 

Estimular e promover o estudo da matemática, além de buscar contribuir para a qualidade da educação básica e identificar talentos na área são alguns dos objetivos da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), realizada desde 2005, e, mais uma vez, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-Eunápolis se destacou na competição. Caio Monteiro de Oliveira, estudante do 3º ano do curso técnico integrado em edificações ganhou uma medalha de prata na edição 2019, que teve aproximadamente 18 milhões de participantes de todo o Brasil, na sua primeira fase.

Caio, que tem um histórico de participação e conquistas em olimpíadas de matemática, ressaltou que a colocação é o resultado de muito empenho e dedicação “estou muito feliz, por ter graças a um estudo laborioso conseguido essa medalha e também pela construção do nome da escola, porque é uma educação de qualidade na região, referência”. O estudante já havia sido premiado com menções honrosas desde o ensino fundamental e uma medalha de bronze na I Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF), em 2018.

Além das medalhas, a experiência de participar dessas competições é muito importante para o discente, tanto na hora IMG_0733.JPGda resolução de questões, mesmo com modelos de provas diferentes, quanto no intercâmbio de ideias e confraternização “A OBMEP é uma olimpíada em que a gente não tem um deslocamento para fazer a prova, como foi o caso da OMIF, que eu tive que me deslocar na época pra Minas Gerais e nesses casos no alojamento tem gente de todos os lugares, a gente faz oficinas. Chegando lá o olho fica brilhando e pensando estou entre quem gosta das mesmas coisas, não fico pensando vou fazer a prova, ir bem porque depois tem divulgação, não, o pensamento é estou com outras pessoas que gostam da mesma coisa que eu gosto”.

Agora o estudante irá receber a medalha e também a carta-convite para o Programa de Iniciação Científica (PIC), destinado para os medalhistas da OBMEP, o programa visa estimular e incentivar para os estudos da matemática com encontros presenciais e online. Caio já participou do PIC anteriormente “Conheci um mundo que eu não conhecia”, relembra ele destacando também as participações dos colegas do campus "Já não são casos pontuais,  também várias pessoas com menções honrosas, as medalhas de bronze, prata que a gente tem conseguido.  A gente pretende também ter uma boa OMIF ano que vem. Geralmente a gente só consegue levar um, que acaba ganhando a medalha, então talvez consiga levar mais um. Nós, os estudantes, estamos nesse nosso trabalho. 

 Leia mais: Matemática: estudante do IFBA Eunápolis recebe medalha na OMIF