Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > IFBA sedia Reunião Itinerante da CEEC
conteúdo

IFBA sedia Reunião Itinerante da CEEC

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 08/11/2019 11h49, última modificação: 08/11/2019 11h49

IMG_8786.JPG

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Eunápolis recebeu no dia 17 de outubro a Reunião Itinerante da Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) que reuniu conselheiros, profissionais e estudantes da área e foi realizada pela primeira vez na cidade. As reuniões itinerantes acontecem anualmente para apresentar para a comunidade o funcionamento do órgão.

A CEEC é uma das seis câmaras especializadas que compõem O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA) e segundo Luis Edmundo Prado de Campos, presidente do CREA, dentre as atividades da câmara está a prestação de serviços “A gente faz um trabalho de atendimento à sociedade. Essa plenária tem todas as atividades da agronomia, engenharia e geociências, atende todos os profissionais; para discutir o assunto especificamente de cada área se divide em câmeras especializadas, que discutem assuntos específicos de cada profissional. A função é discutir os problemas, a primeira instância, hoje se fala muito de 1 ª instância, a câmara é a 1ª instância onde primeiro se discute o problema do profissional, se o profissional não ficar satisfeito ou se sentir penalizado pode recorrer a própria câmara ou a plenária do conselho”.

Luis Edmundo ainda falou a respeito da importância da relação entre o CREA e as instituições que ofertam cursos IMG_8800.JPGligados à área, caso do IFBA Eunápolis que oferecer a graduação em Engenharia Civil “ É muito importante a interlocução com as Universidades. Existem dois sistemas, o acadêmico, em que o IFBA está incluído e o  profissional no qual o CREA está incluído. Eles são independentes, não tem interferência de um no outro, mas seria bom se houvesse uma aproximação. É um processo que soma, porque caso não tenha essa conversa todo mundo perde, perde o aluno, a instituição, o conselho, é muito bom haver essa conversa sem interferência do conselho. Nós queremos fazer um trabalho com as instituições como parceiras e não como dependentes um do outro". 

Para o professor Everton José da Silva, Coordenador do curso de Engenharia Civil no campus, o Instituto ter sediado o evento foi relevante para os profissionais e estudantes que fazem parte da comunidade interna “Conhecer desde cedo os relatos e experiências de profissionais com 20, 30 e até 40 anos de profissão, como foi na CEEC realizada no IFBA Eunápolis, apresenta de forma clara aos nossos alunos toda a importância e responsabilidade de um engenheiro civil, tanto do ponto de vista técnico sempre atendendo as normas vigentes, quanto do ponto de vista social-econômico, com obras de infraestrutura que podem promover transformações sociais", finalizou.