Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > IFBA faz abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e SEMPEX

IFBA faz abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e SEMPEX

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 22/10/2019 09h12, última modificação: 22/10/2019 09h12

Imagens da apresentação "A Vida de Galileu)

Começou na noite dessa segunda-feira (21) a XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e IV Seminário de Pesquisa e Extensão (SEMPEX) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia- Eunápolis. A abertura do evento aconteceu com a apresentação da montagem “A vida de Galileu”, encenada por estudantes do campus, mesa de abertura, e a palestra magna do Dr. Gilmar Souza Santos abordando a “Bioeconomia Circular e seu potencial de agregação de valor e sustentabilidade na agricultura”.

Mesa de abertura
Com a presença do Diretor Geral do campus, Profº Dr. Fabíolo Amaral, da Diretora Acadêmica, Profª Drª Mariana Fernandes, do Coordenador de Pesquisa, Profº Dr. Haroldo José dos Santos, do Coordenador de Extensão, Profº Dr. Flávio Costa e do presidente da Comissão do evento, Profº Mr. Danilo Martins, a importância da divulgação e compartilhamento do conhecimento produzido no Instituto com a sociedade foi ressaltada durante a primeira mesa.

O professor Danilo ainda destacou como o trabalho conjunto da comissão organizadora foi primordial para a execução da SNCT e SEMPEX “Nós estamos trabalhando há 3 meses nesse projeto em contato com empresas, com pesquisadores, desenvolvedores de soluções para os problemas relacionados ao nosso tema. Nesse período a gente vem fazendo links com outras instituições com o intuito de chamar atenção para o desenvolvimento da pesquisa. Nós pensamos que a gente precisa trazer os problemas que existem no mundo real, problemas que existem na sociedade para dentro do Instituto Federal para que direcione nosso conhecimento para o desenvolvimento de soluções inovadoras e assim melhorar a vida da sociedade”. O docente ainda explicou como parte do valor investido na programação veio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) “Lançou um edital para patrocínio de parte dos gastos da SNCT, nós submetemos uma proposta e a proposta foi contemplada com um patrocínio parcial do evento. Um dinheiro que ajuda no transporte de palestrantes, no custeio do evento e na confecção de camisetas e material de divulgação”, finalizou Danilo.

O palestrante convidado para apresentar o tema da Bioeconomia, que vai nortear todo o evento, foi o Dr. Gilmar Souza

Dr. Gilmar Souza Santos palestrando sobre Bioeconomia
Santos, pesquisador mandioca e fruticultura da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em um dos momentos da apresentação, o pesquisador frisou a necessidade de aliar produção e consumo com sustentabilidade e preservação “A nova bioeconomia passa a agregar novo valor a economia. Para tudo isso, é preciso ser sustentável, a produção precisa ser sustentável. Sabemos que a produção e o consumo vêm crescendo de forma muito acelerada no mundo, mas nem sempre de forma sustentável. Nós temos um desafio muito grande porque a população está crescendo, estaremos próximos dos 10 bilhões de pessoas em 2050. Isso vai acarretar a necessidade de produção de mais de 50 % de alimentos em relação ao que é produzido atualmente, só que tudo isso sem desmatamento, sem usar mais terra para plantio, e ainda mais também com menor impacto ambiental, utilizando novas tecnologias agrícolas, ambientes mais saudáveis, mais produtividade. Esse é o grande desafio da gente”.

A programação da XVI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) e IV Seminário de Pesquisa e Extensão (SEMPEX) segue até a sexta-feira (25) com atividades abertas ao público.

Para mais informações e inscrições acesse: https://sncteun.ifba.edu.br/