Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > Engenheiros formados no campus Eunápolis fazem sucesso no mercado de trabalho

Engenheiros formados no campus Eunápolis fazem sucesso no mercado de trabalho

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 10/10/2019 11h59, última modificação: 10/10/2019 18h49

WhatsApp Image 2019-08-20 at 18.02.14 (10).jpeg
Colação de Grau 1ª turma Engenharia Civil

Com a formatura da 1ª turma de Engenharia Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia –Eunápolis a graduação inicia um novo ciclo com a inserção dos egressos no mercado de trabalho, cumprindo um dos objetivos propostos desde a sua implantação de “proporcionar condições para que cada aluno construa a base inicial para a vida profissional, juntamente com o desenvolvimento do senso crítico, da capacidade de análise e de bom senso, na busca de melhores aplicabilidades técnicas no ramo da construção civil, adaptando-se ao mundo do trabalho”.

Para o Coordenador do curso, o Profº Doutor Everton José da Silva, esse momento de transição tem sido positivo “A gente tem observado que praticamente todos os alunos que estão formando, que estão nesse processo de término do curso, já estão atuando diretamente na área, tanto na parte de execução, na parte de projetos, estão no mercado. Isso traz um orgulho para a instituição, que nós estamos cumprindo com a missão de contribuir para o desenvolvimento da sociedade”, destacou o docente.

IMG_8781.JPGA colocação desses ex-estudantes no ambiente de trabalho pode ser exemplificada nos casos de Marcos Van Basten Rocha, Luis Henhique Souza do Santos e Theophanes Campos dos Santos; O primeiro saiu do campus como aluno e agora volta na condição de professor substituto dos cursos técnicos integrados de Edificações e Meio Ambiente. Em período de adaptação, Marcos informa que está aproveitando a experiência e pensa em conciliar a carreira acadêmica com a prática da engenharia “Tem aquele pensamento que diz que existem algumas formas de aprendizado, dizem que quando você ensina é a forma mais eficaz para aprender, tem sido um aprendizado, estou gostando. Eu gostaria de conciliar a prática da engenharia civil e ser professor também, agregando valores dos dois lados”.

Já Luis Henhique Souza do Santos aponta que o momento é de evolução e importante para traçar as metas e se preparar para os desafios futuros “Meu objetivo seriam obras residenciais, tanto a parte de projeto, todos os projetos que envolvem a área residencial, me especializando no BIN (sistema de formação integrada), então fazer projetos estruturais, hidráulicos de uma forma integrada e também tentar me inserir de uma forma que eu consiga não só os projetos, mas também executá-los, isso é um plano um pouco mais para o futuro, mas tentar montar uma construtora, tentar montar um escritório de projetos”, afirma o engenheiro.

Aperfeiçoamento continuado

Mesmo já estando trabalhando na área, Theophanes Campos dos Santos, que atua em uma empresa de Geotecnologia e Meio Ambiente, permanece seguindo o objetivo do aperfeiçoamento continuado, um dos ensinamentos preconizados no curso “Nesses poucos meses desde que terminei a graduação eu acredito que estou estudando mais agora do que quando estava no curso, a gente tem que estar se atualizando, buscando aprender novos softwares, fazendo alguns cursos, isso tudo para entrar no mercado de trabalho porque hoje é praticamente obrigação você ter esses conhecimentos”.

O aprimoramento constante é estimulado e também praticado na construção da graduação, implementada em 2014 e reconhecida pelo MEC em 2017 com uma nota de conceito 4. De acordo com o professor Everton “Já estamos trabalhando em um processo de atualização (da Engenharia Civil), até porque agora em 2019 foi publicada uma nova diretriz curricular nacional para os cursos de engenharia, a gente procura entender essa SCN, temos um grupo de trabalho debruçado sobre o nosso PPC promover essa atualização e fazer pequenos ajustes que a gente entende que vão melhorar bastante a formação dos nossos alunos”.

registrado em: ,