Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notícias Eunápolis 2019 > CARTA DE REPÚDIO- Corte de verbas
conteúdo

CARTA DE REPÚDIO- Corte de verbas

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 03/05/2019 16h47, última modificação: 03/05/2019 16h47

 

Brasão Eunápolis

 

É com tristeza, indignação e repúdio que o Conselho de Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, campus Eunápolis, informa a comunidade interna e externa sobre mais uma medida contra as instituições públicas de ensino, executada pelo Governo Federal, que bloqueou aproximadamente 38% dos recursos orçamentários de 2019 de todos os institutos federais e universidades.

Este percentual no IFBA, campus Eunápolis, representa um corte de mais de R$ 900.000,00 (novecentos mil reais) no orçamento previsto, o que compromete de sobremaneira o funcionamento pleno das atividades de ensino, pesquisa, extensão e ações administrativas. Tal medida do Ministério da Educação (MEC) é uma tentativa de nos enfraquecer, nos vulnerabilizar e nos forçar a tomar medidas extremas que comprometem o nosso funcionamento e a sobrevivência de muitas pessoas.

Embora sejamos uma instituição que tenha uma história consolidada no estado da Bahia, há mais de 100 anos; em Eunápolis, há mais de 20 anos, e que tenhamos alcançado o reconhecimento esperado pela educação que oferecemos, há a falsa justificativa por parte do governo de que houve uma queda na qualidade do ensino das instituições federais.

De público, manifestamos a posição deste conselho em não compactuar com tal medida por ferir a autonomia institucional de promover a educação técnico-profissional integrada e o ensino superior em condições dignas à articulação entre trabalho, ciência e cultura como princípios educativos para a formação da cidadania. Buscaremos estratégias para resistir à crise e preservar o papel social de incluir estudantes e de formar cidadãos livres e histórico-críticos.

Em tempo, convocamos toda a comunidade acadêmica e externa, pais e responsáveis, para apresentar a situação orçamentária atual do campus, bem como os impactos do corte dos recursos. Esperamos encontrar soluções coletivas para fortalecer ainda mais a nossa instituição contra os mecanismos de desmonte do estado.

Aos\Às servidores\as dos demais Institutos Federais e das Universidades de todo país, aos\às profissionais da Educação de outras esferas, sigamos mobilizados\as contra as tentativas de desqualificação do serviço que prestamos à sociedade. Estejamos juntos\as na luta pela garantia de uma educação pública, gratuita, de qualidade, socialmente referenciada e de todos os direitos que nos cabem.

 

03 de maio de 2019.

Conselho de Campus

IFBA - Campus Eunápolis