Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > Notas e comunicados período eleitoral > Pró-IFBA: simulados auxiliam na preparação de estudantes
conteúdo

Pró-IFBA: simulados auxiliam na preparação de estudantes

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 23/11/2018 12h11, última modificação: 23/11/2018 12h11

Com a chegada do dia de aplicação de provas do Processo Seletivo 2019 do IFBA também se encerra mais um ano de trabalho do Pró-IFBA, projeto realizado desde 2011 em uma parceria entre o IFBA Eunápolis e a Secretaria Municipal de Educação preparando os estudantes de escolas públicas para participação na seleção e oferecendo a possibilidade de permanência desses alunos na instituição. A iniciativa oferta aulas duas vezes na semana, apresentação dos cursos oferecidos no campus e do edital do Prosel, além de oficinas, palestras e simulados.

Durante os simulados são abordadas as disciplinas português, matemática e história a partir dos conteúdos ministrados em sala de aula. A atividade busca não apenas testar os conhecimentos adquiridos como também permitir que esses estudantes tenham a vivência do ambiente de uma prova de seleção, com todas as regras que envolvem a experiência (documentação, assinaturas na lista de frequência, controle do tempo de prova etc), como explicou a coordenadora do Pró-IFBA, Nathalia Alem.

Para a professora Izabel Bastos, que leciona português no projeto, a importância do Pró-IFBA vai além dos altos índices de aprovação desses estudantes no processo seletivo e pode impactar positivamente na formação deles “Não há dúvidas de que, independentemente do tempo frequentado em aulas do Pro-Ifba, os participantes são impactados de maneira positiva em sua formação enquanto estudantes, haja vista a compreensão que passam a ter da instituição federal de ensino que há no seu município... Aos que permanecem, o que fica marcado são, principalmente, os conhecimentos que agregam à sua formação intelectual, a rotina estudantil e as vivências que experimentam numa instituição federal comprometida com o cidadão”.

A relevância da parceria com a educação municipal e a colaboração dos docentes cedidos para lecionar na iniciativa, bem como a colaboração da comunidade acadêmica do campus são lembrados pela coordenadora do Pró-IFBA como mais um dos pontos positivos do trabalho.

A aplicação da prova do Processo Seletivo 2019 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia acontece na manhã do próximo domingo, 25 de novembro em todo o estado.