Você está aqui: Página Inicial > Campus Eunápolis > Notícias > IFBA Eunápolis oferta oficinas para crianças da Casa João Paulo II

IFBA Eunápolis oferta oficinas para crianças da Casa João Paulo II

Notas e comunicados no período eleitoral Eunápolis

publicado: 22/07/2019 12h08, última modificação: 22/07/2019 12h08

Desde o primeiro semestre de 2019 que o IFBA Eunápolis está ofertando oficinas para crianças e adolescentes

Oficina de Robótica no IFBA Eunápolis
atendidas pela Casa de Apoio João Paulo II.  A parceria surgiu por iniciativa do Padre Adelício, responsável pelo projeto que existe desde 2007 para atender aos moradores da região do bairro Dinah Borges e hoje proporciona reforço escolar, aulas de canto e de violão, palestras, apoio às famílias e aula de informática diretamente para 87 pessoas.

Ele decidiu procurar o instituto em busca justamente de uma solução para a interrupção das aulas de informática da Casa João Paulo II “Nós sabemos dos trabalhos que o IFBA tem feito com algumas instituições sociais e diante da dificuldade que nós estávamos tendo este ano, já que estamos fazendo a reforma da casa e então desativamos o centro de informática que nós temos lá, buscamos essa parceria”.

WhatsApp Image 2019-07-19 at 14.47.38.jpeg
Crianças e adolescentes da Casa João Paulo II em vista ao campus Eunápolis
O que inicialmente seria apenas para suprir uma demanda específica se transformou em uma interação maior, com aulas semanais de outras áreas do conhecimento e visitas ao campus Eunápolis, tudo isso com o envolvimento da comunidade acadêmica.

Primeiramente aconteceu o módulo com aulas de Introdução ao Espanhol, ministradas pela docente Laura Ferreyra, e depois a oficina de Robótica, conduzida pelo professor Flávio Costa com a participação dos estudantes do Instituto “ O projeto “Eu na Robótica” foi criado pensando sobretudo na parceria com comunidade. Trata-se de um projeto de extensão que promove popularização e difusão da Robótica na região, estimulando a integração do IFBA/Eunápolis com escolas da rede municipal e estadual, contribuindo para redução da desigualdade social nas comunidades promovendo letramento científico e inclusão digital, e como tal, deve-se extrapolar os muros do IFBA”, contou Flávio.

Segundo o Pe Adelício, o resultado dessa ligação entre o IFBA e a Casa João Paulo II já começa a ser percebido “Fizemos a avaliação com os pais e nós vimos o entusiasmo muito grande das próprias famílias e pelas crianças em primeiro lugar, por estar tendo essa nova visão de mundo está tendo uma boa repercussão na comunidade”. Atualmente 20 das 87 crianças e adolescentes atendidas no projeto estão participando da ação no Instituto Federal “ Está sendo fundamental no desenvolvimento e no despertar da vocação aos estudos. Só o fato de nós tirarmos essas crianças 20 lá daquela área que vivem uma realidade bem carente e trazer para o centro acadêmico como IFBA, isso já vai fazer com que estimule a criança, o jovem a estudar, a conhecer, a buscar o conhecimento”.