conteúdo

CAEST

por Alessandro Souza Silva publicado 04/04/2017 16h48, última modificação 23/07/2019 10h25
Coordenação de Assistência ao Estudante

A Coordenação de Assistência ao Estudante (CAEST) atua diretamente no apoio aos estudantes do Instituto, promovendo ações voltadas para os serviços de psicologia, nutrição, médico e de enfermagem e serviço social. Além dessas ações, a CAEST executa e avalia a seleção do Programa Assistência e Apoio o Estudante (PAAE) e participa da execução dos Programas de Apoio aos Estudantes das modalidades Universais e Complementares (conheça aqui todos os programas da Política de Assistência Estudantil a que os discentes do IFBA podem ter acesso ).

 

Abaixo, entenda cada um dos serviços que fazem parte da CAEST:

 

  • Serviço de Nutrição

O Serviço de Nutrição executa o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e contribui com o Programa de Assistência à Saúde através do fornecimento do lanche escolar (para alunos matriculados no ensino integrado e subsequente) e de orientações nutricionais a indivíduos e coletividades (sadios ou enfermos). Para isso a nutricionista tem o papel de organizar, administrar e efetuar o controle higiênico sanitário do refeitório institucional e prestar assistência à saúde dos discentes, de caráter preventivo e educativo, no âmbito da alimentação e Nutrição.

 Observação: Os atendimentos discentes devem ser previamente agendados com a nutricionista em horário oposto ao turno das aulas.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h/ das 13h às 17h

 Servidora responsável:  Venusca Rocha (nutricionista)

 

Contato: nutricao.eun@ifba.edu.br

 

  • Serviço Social

Além das ações do Programa de Assistência e Apoio aos Estudantes o Serviço Social trabalha articulado com a equipe multiprofissional no intuito de promover a permanência e qualidade de aprendizado do aluno, diminuindo os índices de evasão, a desigualdade de permanência no Instituto, democratizando o acesso e a permanência no ensino público de qualidade, por meio do acompanhamento social a estudantes e seus familiares, independente do critério de renda. O Programa de Acompanhamento Social prevê ações voltadas à atenção social, observando-se os riscos pessoais e sociais que os estudantes podem ser acometidos, visando à qualidade da sua formação acadêmica e cidadã. As ações deste programa são de caráter transversal aos demais programas da Política de Assistência Estudantil, contribuindo para a garantia de direitos sociais dos estudantes.

 

  • Serviço de Psicologia

A atuação do psicólogo na educação visa colaborar para a compreensão e para a mudança do comportamento de educadores e educandos, no processo de ensino aprendizagem, nas relações interpessoais e nos processos intrapessoais, referindo-se sempre as dimensões política, econômica, social e cultural. Dessa forma, difere da prática clínica, pois junto à equipe multidisciplinar, atua em intervenções individuais ou em grupo, planejando e abordando questões e necessidades específicas, desenvolvendo ações preventivas e esclarecedoras, mediando conflitos que atrapalhem as relações estabelecidas no ambiente escolar. Apoia o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem, sobretudo para a inclusão de pessoas com necessidades específicas; oferece suporte aos pais de alunos, diante de dificuldades acadêmicas ou familiares, no esclarecimento sobre questões de desenvolvimento e escolha profissional; avalia e encaminha aos profissionais pertinentes, acompanhando casos de maior complexidade.

 

Horário de funcionamento: De segunda à sexta das 07:00 – 12:00/ 13:00 – 16:00

Observação: Os atendimentos individuais devem ser previamente agendados em horário oposto ao turno das aulas.

 

Servidora responsável: Paula Bacellar (psicóloga)

 

Contatopaula.silva@ifba.edu.br

 

  • Serviço de Médico e de Enfermagem:

O Serviço Médico e de Enfermagem presta assistência de enfermagem em caráter preventivo, educativo e de primeiros socorros. Promove ações que aborde a temática de promoção, prevenção e vigilância a saúde. Atua em parceria com a equipe multiprofissional no intuito de promover a permanência e a qualidade de aprendizado do aluno. Realiza consultas com encaminhamento/direcionamento para rede de saúde, caso necessário, e realiza orientações gerais e específicas em saúde.

 

Manual Primeiros Socorros 

Horário de Funcionamento – Serviço de Enfermagem

Segunda à Sexta: das 07h às 12h/ das 13h às 17h

 

Equipe responsável: Olívia Ferraz Pereira Marinho (Enfermeira)

                                    Rosângela Oliveira Gomes Braga (Técnica de Enfermagem)

 

Contatoolivia.ferraz@ifba.edu.br

                 rosangela.olivieira@ifba.edu.br

 

Horário de funcionamento – Serviço Médico

Segunda-feira: 08h às 12h/ 13:30 às 17:30 

Quarta-feira: 13h às 17h

Quinta-feira: 08h às 12h 

 Sexta-feira: 08h às 12h 

 

Servidor Responsável: Dilmar Ramos Filho

 

Contato:  dilmar.filho@ifba.edu.br

registrado em: Campus Eunápolis