Você está aqui: Página Inicial > Campus Euclides da Cunha > Notícias > 2021 > 09 > IFBA Euclides da Cunha realiza instalação de aparelhos de ar condicionado, pintura da fachada e recebe usina solar fotovoltaica
conteúdo

Notícias

IFBA Euclides da Cunha realiza instalação de aparelhos de ar condicionado, pintura da fachada e recebe usina solar fotovoltaica

publicado: 27/09/2021 20h38, última modificação: 27/09/2021 20h38

Apesar do momento pandêmico, atual cenário onde se fez necessário a implementação das Atividades de Ensino Não Presenciais Emergenciais (AENPE), os trabalhos de manutenção e limpeza das instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Euclides da Cunha, continuam sendo realizados com o objetivo de manter em bom estado de conservação a estrutura física do nosso campus em preparação para quando tudo se normalizar  podermos estar juntos novamente. Pensando dessa forma, a gestão do Campus Euclides da Cunha trabalhou no sentido de oferecer melhor conforto e segurança para toda a comunidade acadêmica do nosso campus.

Assim, informamos que foi realizada a pintura da fachada externa do campus e a climatização de todas as salas de aulas, salas de desenho, laboratórios de arquitetura de computadores, edificações e sistemas elétricos, ampliação da climatização nos laboratórios de Informática I e II e biblioteca. Os condicionadores de ar que já tinham sido adquiridos anteriormente agora se encontram instalados.

O campus também recebeu um sistema de usina solar fotovoltaica com 104 placas solares que vão auxiliar na economia de energia e ao mesmo tempo conceder um aporte energético para os novos aparelhos condicionadores de ar.

A usina solar fotovoltaica é um sistema de energia solar projetado para a produção de energia elétrica. O funcionamento da usina se dá através de painéis solares que produzem eletricidade que são transmitidas pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso na instituição.

O Diretor de Administração e Planejamento, Paulo Luz, diz o seguinte sobre a instalação da usina em nosso campus:

“O projeto das usinas fotovoltaicas, realizado pela reitoria, visa garantir a longo prazo autossuficiência energética para todas as unidades do IFBA. O campus Euclides da Cunha obteve a instalação da primeira etapa do referido projeto, o que irá nos proporcionar entre 40 e 60% de economia, a depender do aumento no funcionamento do campus e condicionadores de ar.”

A professora Viviane Moreira, diretora geral pró tempore durante o período de instalação destaca a importância de proporcionar o conforto térmico aos estudantes, professores e servidores e relembra que a climatização das salas e laboratórios já era um projeto antigo que agora foi implementado. Aliado a isso, a mesma complementa que a instalação da usina fotovoltaica irá favorecer o balanço entre o consumo, economia energética e a sustentabilidade.

imagem-usina-solar.jpeg

[Fotos do campus com as modificações]

registrado em: