Você está aqui: Página Inicial > Campus Euclides da Cunha > Notícias > 2021 > 09 > Encontro “Caminhos do IFBA” no Campus Euclides da Cunha

Encontro “Caminhos do IFBA” no Campus Euclides da Cunha

publicado: 23/09/2021 10h08, última modificação: 23/09/2021 10h08

No dia 02 de setembro de 2021, aconteceu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Euclides da Cunha, o “Caminhos do IFBA”, que é uma ação institucional de aproximação da gestão da Reitoria com as atividades dos campi, descentralizando e compartilhando o princípio de governança do IFBA. Com objetivo de realizar: levantamento e prospecção de pauta nos campi, pactuação de ações institucionais em mediação com as Direções Gerais, plano de ação de gestão participativa, monitoramento das atividades administrativas e pedagógicas, prestação de contas junto às comunidades.

O evento foi realizado em dois momentos: o primeiro com estudantes e liderança estudantil e o segundo com servidores.

O professor Philipe Murilo Carvalho, Assessor Acadêmico da Retoria, conduziu o evento, que contou também com a participação de Nívea Cerqueira (PROEX), André Martins (PRPGI), Sarah Pierri, pedagoga da PROEN, Givanildo Santos, Coordenador do Curso em Informática do campus, Girleide Fontes, Diretora de Ensino Substituta, Viviane Moreira, Diretora Geral Pró Tempore do campus, Luzia Mota, Reitora do IFBA, dentre outros servidores e estudantes que participaram da atividade.

A Reitora do IFBA, Luiza Mota, iniciou o evento apresentando dados sobre o campus, bem como falou das ações em combate ao assédio sexual na instituição, permanência e êxito, Ensino Médio Integrado como possibilitador para a formação humana integral, plano de retomada gradual das atividades presenciais, proposta do MEC de desmembramento do IFBA. Pré Congresso do IFBA e ações realizadas durante a pandemia.

Logo em seguida foi aberto um momento de diálogo com os estudantes onde foram debatidas questões como a implantação de um novo curso integrado, serviço médico e odontológico no campus e outros. Todos esses questionamentos foram respondidos pela reitora.

Jailson França da Silva, estudante do Módulo 3 do curso de Edificações do campus, diz o seguinte sobre a realização do evento:

“Participei como ouvinte da reunião denominada, “Caminhos do IFBA” com a presença de várias autoridades do campus de Euclides da Cunha, assim também com autoridades do instituto de educação no geral, e na oportunidade a reitora Luzia trouxe vários informes sobre a demanda do campus já mencionado. De início ela nos mostrou a dimensão do IFBA no geral, enfatizando que o Instituto está instalado em várias cidades da Bahia e leva às comunidades em geral, desde cursos do Ensino Médio até curso de Doutorado. Mostrou também por meio de slides a parte física do campus e todo o corpo de funcionários desde docentes a técnicos”.

Ele ainda diz: “O momento foi ímpar para nós estudantes do campus, pois nos mostrou a importância não só do ensino, pesquisa e extensão, mas de conhecermos o que está por trás do processo ensino/aprendizagem,” conclui Jailson França.

A aluna Sara Oliveira, do curso de Informática na forma integrada também diz o seguinte:

“Conhecer mais sobre a trajetória do nosso campus e ter o conhecimento de toda a evolução ao longo dos anos, vendo as implementações que abrangem toda a região de Euclides da Cunha, é motivo de orgulho e prazer em fazer parte da construção dessa história”.

No período da tarde a reunião foi realizada com os servidores, em que a Reitora Luzia Mota apresentou dados sobre o campus de Euclides da Cunha e as cidades da região que são atendidas pelo Instituto e fez um breve histórico do campus desde quando era um núcleo avançado do IFBA em Paulo Afonso até se tonar um campus, bem como da necessidade do aumento no número de servidores e estudantes. Sobre o orçamento de assistência estudantil falou que o valor está diminuindo a cada ano, mas que está trabalhando de forma que os recursos sejam repartidos de forma que supra as necessidades e garanta a autonomia dos campi e que a reitoria conseguiu um valor extra para contratação de profissionais para atender estudantes com deficiência.

Foi aberto um outro momento de debate com os servidores onde foi discutido questões de remoções e redistribuição, a fim de melhorar estes processos.

Pata finalizar Viviane Moreira, diz:

“O Projeto Caminhos do IFBA é uma oportunidade para aproximação de todos, com o objetivo de compartilhar a realidade local, de apresentar anseios, desafios e conquistas. Avalia ainda que o projeto foi muito proveitoso também para novos servidores que foram recebidos em 2020 e 2021, e puderam experienciar esse contato mais próximo com a reitoria. Na sua fala ela ainda diz que essa aproximação se faz ainda mais necessária nesse momento eleitoral de escolha do primeiro Diretor (a) Geral eleito (a), para que a reitoria em conjunto com o campus estejam comprometidos nos projetos de ações”.

caminhos do ifba.PNG

[Foto do momento do encontro]