IFBA Campus Euclides da Cunha realiza cerimônia de diplomação dos formandos no curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Euclides da Cunha realizou, na noite desta sexta-feira (30/08), a cerimônia de diplomação dos estudantes das turmas do 3º ano do curso técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. A solenidade contou com a presença da reitora do IFBA, Luzia Mota. Serão 45 novos técnicos em Informática à disposição do mercado de trabalho a partir de agora.
A reitora manifestou alegria em participar da solenidade e destacou o papel dos Institutos Federais em levar educação pública de qualidade ao sertão da Bahia. “Nós esperamos que esses jovens continuem os estudos, que também possam entrar no mundo do trabalho e que, ao amadurecer, entendam que a formação que o Instituto Federal deu a eles é para que possam desenvolver o País, a região, a cidade deles”, declarou.
“É necessário usar o conhecimento para o progresso e o bem-estar de todos e não apenas de um pequeno grupo ou indivíduo. O conhecimento é um bem coletivo. Então, eu espero que esse ensinamento fique para sempre nas carreiras e nas vidas de todos eles e todas elas", destacou a reitora.
Além da reitora, participaram da mesa de honra o diretor-geral do campus Euclides da Cunha, Josinaldo Cardoso; a diretora de Ensino do campus e paraninfa escolhida pela turma do 3ª ano B, professora Anna Thecya; o coordenador dos cursos técnicos em Informática, professor Fábio Galvão; a paraninfa escolhida pela turma do 3º ano A, a professora Kenia Almeida e o patrono escolhido pelo 3º B, o professor Adalberto Rafael Guimarães.
Para o diretor-geral do IFBA Euclides da Cunha, a formatura simboliza um marco na vida dos estudantes que iniciarão uma nova fase. “Esse é um marco na vida dessas pessoas que estão fechando um ciclo importantíssimo e iniciando uma nova fase, cheia de oportunidades, de desafios, com muita perspectiva positiva porque receberam uma educação de qualidade e referenciada”, afirma Josinaldo Cardoso.
A formanda Michelly Ribeiro Alcântara enalteceu a conquista e lembrou da época em que estudar no IFBA ainda era um sonho. “Era meu sonho desde pequena vir para o IFBA, fazer o curso de Informática. É um momento muito gratificante. O IFBA para mim já foi um sonho e hoje se tornou uma conquista”, destaca.
Homenagem - Entre os 45 concluintes, 18 manifestaram o desejo de participar da solenidade de formatura. Os formandos aproveitaram para lembrar de quem não pôde estar presente e também prestaram uma homenagem póstuma ao professor de geografia Marcos de Oliveira Silva, cuja morte ocorreu em maio de 2023 em virtude de um acidente de trânsito na BR-242, próximo à Itaberaba (BA). O professor estava a caminho do campus Chapada Diamantina da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde fazia o mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.