Você está aqui: Página Inicial > Campus Euclides da Cunha > IFBA Campus Euclides da Cunha realiza cerimônia de diplomação dos formandos no curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio
conteúdo

IFBA Campus Euclides da Cunha realiza cerimônia de diplomação dos formandos no curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio

publicado: 30/08/2024 23h13, última modificação: 30/10/2024 15h47
Por Rodrigo Meneses

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) Campus Euclides da Cunha realizou, na noite desta sexta-feira (30/08), a cerimônia de diplomação dos estudantes das turmas do 3º ano do curso técnico em Informática, integrado ao Ensino Médio. A solenidade contou com a presença da reitora do IFBA, Luzia Mota. Serão 45 novos técnicos em Informática à disposição do mercado de trabalho a partir de agora.

A reitora manifestou alegria em participar da solenidade e destacou o papel dos Institutos Federais em levar educação pública de qualidade ao sertão da Bahia. “Nós esperamos que esses jovens continuem os estudos, que também possam entrar no mundo do trabalho e que, ao amadurecer, entendam que a formação que o Instituto Federal deu a eles é para que possam desenvolver o País, a região, a cidade deles”, declarou.

“É necessário usar o conhecimento para o progresso e o bem-estar de todos e não apenas de um pequeno grupo ou indivíduo. O conhecimento é um bem coletivo. Então, eu espero que esse ensinamento fique para sempre nas carreiras e nas vidas de todos eles e todas elas", destacou a reitora. 

Além da reitora, participaram da mesa de honra o diretor-geral do campus Euclides da Cunha, Josinaldo Cardoso; a diretora de Ensino do campus e paraninfa escolhida pela turma do 3ª ano B, professora Anna Thecya; o coordenador dos cursos técnicos em Informática, professor Fábio Galvão; a paraninfa escolhida pela turma do 3º ano A, a professora Kenia Almeida e o patrono escolhido pelo 3º B, o professor Adalberto Rafael Guimarães.

Para o diretor-geral do IFBA Euclides da Cunha, a formatura simboliza um marco na vida dos estudantes que iniciarão uma nova fase. “Esse é um marco na vida dessas pessoas que estão fechando um ciclo importantíssimo e iniciando uma nova fase, cheia de oportunidades, de desafios, com muita perspectiva positiva porque receberam uma educação de qualidade e referenciada”, afirma Josinaldo Cardoso.

A formanda Michelly Ribeiro Alcântara enalteceu a conquista e lembrou da época em que estudar no IFBA ainda era um sonho. “Era meu sonho desde pequena vir para o IFBA, fazer o curso de Informática. É um momento muito gratificante. O IFBA para mim já foi um sonho e hoje se tornou uma conquista”, destaca.

Homenagem - Entre os 45 concluintes, 18 manifestaram o desejo de participar da solenidade de formatura. Os formandos aproveitaram para lembrar de quem não pôde estar presente e também prestaram uma homenagem póstuma ao professor de geografia Marcos de Oliveira Silva, cuja morte ocorreu em maio de 2023 em virtude de um acidente de trânsito na BR-242, próximo à Itaberaba (BA). O professor estava a caminho do campus Chapada Diamantina da Universidade Estadual de Feira de Santana, onde fazia o mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais.

registrado em: