Você está aqui: Página Inicial > Estudantes do IFBA Eunápolis conquistam medalhas na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais

publicado: 26/11/2020 10h31, última modificação: 26/11/2020 13h59

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Eunápolis, alcançou mais um importante resultado em olimpíada estudantil, desta vez na Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (OMIF). Com duas medalhas de ouro, três de prata, três de bronze e três menções honrosas, os estudantes do campus conquistaram as colocações entre os mais de cinco mil inscritos. O coordenador local da competição, Gilclécio Dantas, destaca que “na Bahia, só o Campus Eunápolis recebeu medalha de ouro”.
Entre os premiados estão Arthur Sambrano Costa Dantas e Caio Monteiro de Oliveira, estudantes do curso Integrado em Edificações, ambos com experiência e medalhas em edições anteriores da OMIF. Eles obtiveram a medalha de ouro na edição 2020. “Nós utilizamos provas anteriores, eu e o Arthur mandávamos questões também um para o outro e discutíamos muito no período de preparação. Não só questões da OMIF, como também OBMEP, ITA e questões de outras olimpíadas, pois desde que cada um de nós já foi em edições presenciais da OMIF temos um contato muito próximo com o Clube Olímpico do Campus Salvador. De vez em quando pegávamos questões que eles compartilhavam e ficamos debatendo entre nós mesmos” contou Caio.
Essa parceria também aconteceu no momento de verificar o desempenho após a realização da prova e na expectativa pelo resultado, como relembrou Arthur “No final da prova, entrei em contato com Caio e deu que nossas respostas estavam iguais. Achei estranho, mas fiquei curioso. Dias depois, recebi vários gabaritos extraoficiais e o oficial e deu que acertei todas. E também recebi um e-mail dizendo a minha nota (a máxima). E depois, já confirmaram ouro”.
Além dos desafios da prova, neste ano a organização e os competidores também precisaram se adaptar a uma nova realidade: a olimpíada promovida de maneira remota devido à pandemia da Covid-19. Essa nova configuração também exigiu adequações por parte da Coordenação local da OMIF. “Divulgamos cartazes via coordenações e professores. Fizemos contato com os professores das turmas e criei um grupo de WhatsApp para os alunos que tivessem interesse em participar da olimpíada. Esse ano ocorreu todo de forma remota. E as provas foram realizadas apenas em uma etapa já que a segunda etapa ficou destinada a um super evento na área de matemática, quando divulgaram também os medalhistas”, relata o professor Gilclécio, ao informar que dividiu a responsabilidade com os professores Aldo José Conceição da Silva e Dilo Marquesini, integrantes da comissão organizadora no IFBA Eunápolis.
A OMIF é uma competição de matemática idealizada como parte das comemorações dos 10 anos da criação dos Institutos Federais brasileiros e é direcionada aos alunos do ensino técnico integrado e ensino médio das instituições da rede federal de educação profissional e tecnológica. O objetivo da olimpíada é estimular o interesse pela matemática nos alunos, promovendo um encontro anual de docentes de matemática e áreas afins para troca de experiências e formação continuada.
Os alunos premiados foram:
Arthur Sambrano Costa Dantas –Medalha de Ouro
Caio Monteiro de Oliveira- Medalha de Ouro
Murillo Eduardo Lima Coutinho- Medalha de Prata

Kaique Silva Santos- Medalha de Prata
Camilly André da Silva- Medalha de Prata
Luan Miguel Conceição Pinheiro- Medalha de Bronze
Ana Carolina de Jesus Oliveira- Medalha de Bronze
Evyllin Luíse Chagas Nascimento Gama-Medalha de bronze
Sabrina Santana Santos- Menção Honrosa
Márcio Lima da Rocha- Menção Honrosa
Ana Beatriz de Andrade Casiano- Menção Honrosa