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Licenciatura em Física

por DGCOM publicado 06/03/2017 13h54, última modificação 21/06/2022 14h59

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FÍSICA - Campus Salvador

Ficha técnica do curso
FormaSuperior
TurnoMatutino/Vespertino/Noturno
Duração04 anos e meio
Carga Horária3200 horas
Regime letivoSemestral
ModalidadeEAD
Forma de ingressoEdital próprio
Oferta de VagasA definir de acordo com edital próprio


AGENDA

Discentes do curso de Licenciatura em Física, modalidade Ead, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco realiza em Juazeiro-BA a primeira Feira Universitária de Ciência. Trata-se de um projeto de extensão que tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência por meio de demonstração de experimentos de baixo custo, apresentação de resultados de pesquisa e oficinas com lançamento de foguetes.

Acompanhe as defesas de TCC 2022.1

Sobre o curso

O curso confere o grau de Licenciatura em Física. O estudante licenciado em Física está habilitado a lecionar a disciplina Física na Educação Básica em todos os seus níveis e modalidades e a atuar em projetos de educação informal como museus, centros culturais e outras atividades de disseminação e popularização da ciência.


Perfil do futuro profissional (egresso)

O Físico-Educador licenciado pelo IFBA deverá ter um domínio consistente dos princípios, teorias e leis fundamentais da Física, articulado com a habilidade pedagógica de fazer transposição didática do conhecimento científico, utilizando-se ou desenvolvendo materiais e experimentos metodológico-didáticos. Estabelecendo a divulgação do saber científico para a sociedade, bem como desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Física. Em fim ter uma atitude investigativa frente aos fenômenos educativos. A formação básica obtida pelos licenciados deve lhe permitir dar continuidade na sua qualificação em licenciaturas tecnológicas ou em cursos de pós-graduação.

Polos do Curso

  • Brumado
  • Dias D'avila
  • Irecê
  • Lauro de Freitas
  • São Francisco do Conde
  • Seabra
  • Juazeiro
  • Paulo Afonso
  • Ilhéus
  • Mata de São João


Conheça o nosso AVA: uab.ifba.edu.br

Calendário do Curso

Habilidades do profissional

Áreas de atuação: Docência na educação básica, em todos os seus níveis e modalidades (profissional, técnico, integrado, a distância, EJA, presencial, etc); pesquisa (nas áreas de Ensino de Física, em Física Geral ou aplicada); produção de material didáticos e/ou produtos educacionais. De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de Licenciatura em Física devem ser desenvolvidas habilidades e competências específicas para o Físico-educador. Estas podem ser vistas a seguir.

 Competências esperadas:

  1. Dominar conhecimentos específicos em Física e suas relações com a Matemática e outras Ciências;
  2.  Dominar conhecimentos de conteúdo pedagógico que os possibilitem compreender, analisar e gerenciar as relações internas aos processos de ensino e aprendizagem, assim como, aquelas externas que os influenciam;
  3. Dominar o processo de construção do conhecimento em Física, assim como o processo de ensino desta ciência;
  4. Articular ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Física e na sua prática pedagógica;
  5. Estabelecer diálogo entre a área de Física e as demais áreas do conhecimento no âmbito educacional;
  6. Articular as atividades de ensino de Física na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  7.  Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, e sua cultura técnica específica;
  8. Coordenar ações de diversas pessoas ou grupos;
  9. Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
  10. Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, políticas e religiosas e comprometendo-se com a preservação da biodiversidade.
  11. Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
  12. Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
  13. Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  14. Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
  15.  Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  16. Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  17. Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  18. Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  19.  Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
  20. Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
  21. Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
  22. Realizar experimentos em laboratórios;
  23. Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
  24. Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
  25. ominar conhecimentos específicos em Matemática e suas relações com a Física e outras Ciências;
  26. Realizar experimentos em laboratórios;
  27. Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
  28. Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
  29. Participar da elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino.

Representações estudantis

  • Elias Paulo de Oliveira Brito - Lauro de Freitas
  • Petrusque Sosigenes Pereira Brito - Lauro de Freitas

Orgãos Representativos

  • Portaria NDE em Física EAD

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