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Licenciatura em Física

por DGCOM publicado 06/03/2017 13h54, última modificação 12/12/2023 16h58

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FÍSICA - Campus Salvador

Ficha técnica do curso
FormaSuperior
TurnoMatutino/Vespertino/Noturno
Duração04 anos e meio
Carga Horária3200 horas
Regime letivoSemestral
ModalidadeEAD
Forma de ingressoEdital próprio
Oferta de Vagas150


AGENDA

Tem, sim, pesquisa na licenciatura

Nova turma Licenciatura em Física UAB/IFBA aprovada no Edital 09/2022. Confira o resultado do processo seletivo.

Acompanhe as defesas de TCC 2023.2.

Sobre o curso

O curso confere o grau de Licenciatura em Física. O estudante licenciado em Física está habilitado a lecionar a disciplina Física na Educação Básica em todos os seus níveis e modalidades e a atuar em projetos de educação informal como museus, centros culturais e outras atividades de disseminação e popularização da ciência.

Destaque: Nota 4 na avaliação do MEC


Perfil do futuro profissional (egresso)

O Físico-Educador licenciado pelo IFBA deverá ter um domínio consistente dos princípios, teorias e leis fundamentais da Física, articulado com a habilidade pedagógica de fazer transposição didática do conhecimento científico, utilizando-se ou desenvolvendo materiais e experimentos metodológico-didáticos. Estabelecendo a divulgação do saber científico para a sociedade, bem como desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Física. Em fim ter uma atitude investigativa frente aos fenômenos educativos. A formação básica obtida pelos licenciados deve lhe permitir dar continuidade na sua qualificação em licenciaturas tecnológicas ou em cursos de pós-graduação.

Polos do Curso

  • Brumado
  • Dias D'ávila
  • Lauro de Freitas
  • Juazeiro
  • Mata de São João

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Confira: Infraestrutura; Atos de criação.

Calendário do Curso

Calendário do 1º semestre - 2023.2

Habilidades do profissional

Áreas de atuação: Docência na educação básica, em todos os seus níveis e modalidades (profissional, técnico, integrado, a distância, EJA, presencial, etc); pesquisa (nas áreas de Ensino de Física, em Física Geral ou aplicada); produção de material didáticos e/ou produtos educacionais. De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de Licenciatura em Física devem ser desenvolvidas habilidades e competências específicas para o Físico-educador. Estas podem ser vistas a seguir.

 Competências esperadas:

  1. Dominar conhecimentos específicos em Física e suas relações com a Matemática e outras Ciências;
  2.  Dominar conhecimentos de conteúdo pedagógico que os possibilitem compreender, analisar e gerenciar as relações internas aos processos de ensino e aprendizagem, assim como, aquelas externas que os influenciam;
  3. Dominar o processo de construção do conhecimento em Física, assim como o processo de ensino desta ciência;
  4. Articular ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Física e na sua prática pedagógica;
  5. Estabelecer diálogo entre a área de Física e as demais áreas do conhecimento no âmbito educacional;
  6. Articular as atividades de ensino de Física na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
  7.  Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, e sua cultura técnica específica;
  8. Coordenar ações de diversas pessoas ou grupos;
  9. Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
  10. Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, políticas e religiosas e comprometendo-se com a preservação da biodiversidade.
  11. Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
  12. Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
  13. Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  14. Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
  15.  Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
  16. Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
  17. Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
  18. Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  19.  Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
  20. Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
  21. Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
  22. Realizar experimentos em laboratórios;
  23. Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
  24. Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
  25. ominar conhecimentos específicos em Matemática e suas relações com a Física e outras Ciências;
  26. Realizar experimentos em laboratórios;
  27. Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
  28. Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
  29. Participar da elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino.

Representações estudantis

Juazeiro
Mychel Mateus Ferreira dos Santos – Titular

Carmonilton Leopoldo do Carmo – Suplente

Lauro de Freitas
Edgar Lucas Cerqueira – Titular

Salvador
Vinícius de Araújo dos Santos – Suplente

Brumado
Bruno Moreira Santos - Titular

Emilene Carolina dos Santos Pereira – Suplente

Dias D’Ávila
Não houve candidados

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