Licenciatura em Física
FÍSICA - Campus Salvador
Ficha técnica do curso | |
Forma | Superior |
Turno | Matutino/Vespertino/Noturno |
Duração | 04 anos e meio |
Carga Horária | 3200 horas |
Regime letivo | Semestral |
Modalidade | EAD |
Forma de ingresso | Edital próprio |
Oferta de Vagas | A definir de acordo com edital próprio |
AGENDA
Discentes do curso de Licenciatura em Física, modalidade Ead, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco realiza em Juazeiro-BA a primeira Feira Universitária de Ciência. Trata-se de um projeto de extensão que tem o objetivo de divulgar e popularizar a ciência por meio de demonstração de experimentos de baixo custo, apresentação de resultados de pesquisa e oficinas com lançamento de foguetes.
Acompanhe as defesas de TCC 2022.1
Sobre o curso
O curso confere o grau de Licenciatura em Física. O estudante licenciado em Física está habilitado a lecionar a disciplina Física na Educação Básica em todos os seus níveis e modalidades e a atuar em projetos de educação informal como museus, centros culturais e outras atividades de disseminação e popularização da ciência.
Perfil do futuro profissional (egresso)
O Físico-Educador licenciado pelo IFBA deverá ter um domínio consistente dos princípios, teorias e leis fundamentais da Física, articulado com a habilidade pedagógica de fazer transposição didática do conhecimento científico, utilizando-se ou desenvolvendo materiais e experimentos metodológico-didáticos. Estabelecendo a divulgação do saber científico para a sociedade, bem como desenvolver pesquisas no campo do Ensino de Física. Em fim ter uma atitude investigativa frente aos fenômenos educativos. A formação básica obtida pelos licenciados deve lhe permitir dar continuidade na sua qualificação em licenciaturas tecnológicas ou em cursos de pós-graduação.
Polos do Curso
- Brumado
- Dias D'avila
- Irecê
- Lauro de Freitas
- São Francisco do Conde
- Seabra
- Juazeiro
- Paulo Afonso
- Ilhéus
- Mata de São João
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Calendário do Curso
Habilidades do profissional
Áreas de atuação: Docência na educação básica, em todos os seus níveis e modalidades (profissional, técnico, integrado, a distância, EJA, presencial, etc); pesquisa (nas áreas de Ensino de Física, em Física Geral ou aplicada); produção de material didáticos e/ou produtos educacionais. De acordo com as diretrizes curriculares para os cursos de Licenciatura em Física devem ser desenvolvidas habilidades e competências específicas para o Físico-educador. Estas podem ser vistas a seguir.
Competências esperadas:
- Dominar conhecimentos específicos em Física e suas relações com a Matemática e outras Ciências;
- Dominar conhecimentos de conteúdo pedagógico que os possibilitem compreender, analisar e gerenciar as relações internas aos processos de ensino e aprendizagem, assim como, aquelas externas que os influenciam;
- Dominar o processo de construção do conhecimento em Física, assim como o processo de ensino desta ciência;
- Articular ensino e pesquisa na produção e difusão do conhecimento em ensino de Física e na sua prática pedagógica;
- Estabelecer diálogo entre a área de Física e as demais áreas do conhecimento no âmbito educacional;
- Articular as atividades de ensino de Física na organização, planejamento, execução e avaliação de propostas pedagógicas da escola;
- Manter atualizada sua cultura geral, científica e pedagógica, e sua cultura técnica específica;
- Coordenar ações de diversas pessoas ou grupos;
- Dominar habilidades básicas de comunicação e cooperação;
- Desenvolver uma ética de atuação profissional e a conseqüente responsabilidade social, respeitando direitos individuais e coletivos, diferenças culturais, políticas e religiosas e comprometendo-se com a preservação da biodiversidade.
- Utilizar a matemática como uma linguagem para a expressão dos fenômenos naturais;
- Resolver problemas experimentais, desde seu reconhecimento e a realização de medições, até a análise de resultados;
- Propor, elaborar e utilizar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
- Concentrar esforços e persistir na busca de soluções para problemas de solução elaborada e demorada;
- Utilizar a linguagem científica na expressão de conceitos físicos, na descrição de procedimentos de trabalhos científicos e na divulgação de seus resultados;
- Utilizar os diversos recursos da informática, dispondo de noções de linguagem computacional;
- Conhecer e absorver novas técnicas, métodos ou uso de instrumentos, seja em medições, seja em análise de dados (teóricos ou experimentais);
- Reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com outras áreas do saber, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
- Apresentar resultados científicos em distintas formas de expressão, tais como relatórios, trabalhos para publicação, seminários e palestras;
- Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em Física, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
- Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
- Realizar experimentos em laboratórios;
- Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
- Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
- ominar conhecimentos específicos em Matemática e suas relações com a Física e outras Ciências;
- Realizar experimentos em laboratórios;
- Ter experiência com o uso de equipamento de informática;
- Realizar pesquisas bibliográficas, sabendo identificar e localizar fontes de informação relevantes;
- Participar da elaboração e desenvolvimento de atividades de ensino.
Matriz curricular
Representações estudantis
- Elias Paulo de Oliveira Brito - Lauro de Freitas
- Petrusque Sosigenes Pereira Brito - Lauro de Freitas
Orgãos Representativos
Normas e Regulamentos
- PPC - Plano Pedagógico do Curso
- Resolução de Aprovação do Curso
- Normas acadêmicas
- Código disciplinar discente
- Regimento do campus Salvador
- Regimento do IFBA
- Resolução CONSUP
- Normas de estágio
- Normas de TCC
- ACC - Atividade curricular complementar
- Termo de desistência
- Requerimento Escolar para Abertura de Processos
Publicações
Pesquisa Extensão Inovação
- Laboratório de Inovação e Práticas Interdisciplinares - LIPI
- http://dgp.cnpq.br/dgp/
espelhogrupo/214981 - Tel: 7121029560
- E-mail: lipiifba2014l@ gmail.com
- Laboratório de Educação STEAM Maker (http://dgp.cnpq.br/dgp/
espelhogrupo/729493); - email: fisicacontext@ gmail.com
Contatos
- Coordenadora: Rafaelle da Silva Souza
- E-mail: licfisicaead.ssa@ifba.edu.br
Reitoria: Av. Araújo Pinho, nº39 - Canela - Salvador - BA | CEP: 40.110-150
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