Educação Profissional e Tecnológica
Ficha técnica do curso | |
Forma | Superior |
Turno | |
Duração | 1 ano e meio |
Carga Horária | 1.100 horas |
Regime letivo | Semestral |
Modalidade | EAD |
Forma de ingresso | processo seletivo |
Oferta de Vagas | 250 vagas |
Reconhecimento do MEC | Resolução IFBA Nº31, de 20 de outubro de 2017 |
Sobre o curso
A Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, na forma de Programa Especial de Formação Pedagógica, tem como objetivo habilitar para o exercício da docência na Educação Profissional, na forma da lei (Lei 9394/96; Resolução CNE/CP n.02/2015), o professor não licenciado. O egresso será habilitado para a docência na área da sua formação inicial (Bacharelado ou Curso Superior em tecnologia).
Perfil do futuro profissional (egresso)
O egresso da Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica do IFBA será capaz de integrar a teoria e a prática entre diferentes saberes, atuando nas esferas da docência, da gestão de processos educativos e na organização e gestão institucional, no desenvolvimento da Pesquisa e Inovação e Extensão Tecnológica.
Habilidades do profissional
Áreas de atuação:
Escolas, associações, IES, centros de formação.
Competências esperadas:
O curso deve assegurar uma formação profissional e humana, academicamente e socialmente referenciada, necessária ao egresso para atuar na docência da educação profissional, 2015, o egresso deverá, portanto, ser capaz de:
I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
III - trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;
IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;
V - relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;
VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;
VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;
IX - atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;
X - participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;
XII - utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;
XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.
Matriz curricular
- Matriz curricular por semestre
- Lista de docentes
- Fluxograma
- Ementas
- Horários das aulas
Representações estudantis
Orgãos Representativos
Normas e Regulamentos
Publicações
- Vídeos
- TCC - Trabalhos de conclusão de curso
- Monografias
- Artigos
- Publicações
- Livros
Estágio
Contatos
Formação/Titulação:
Currículo Lates:
Contato: Tel (71) 3321-0353
E-mail:
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