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Educação Profissional e Tecnológica

Ficha técnica do curso
FormaSuperior
Turno
Duração1 ano e meio
Carga Horária1.100 horas
Regime letivoSemestral
ModalidadeEAD
Forma de ingressoprocesso seletivo
Oferta de Vagas250 vagas
Reconhecimento do MECResolução IFBA Nº31, de 20 de outubro de 2017                             


Informes

Sobre o curso

A Licenciatura em Educação Profissional e Tecnológica, na forma de Programa Especial de Formação Pedagógica, tem como objetivo habilitar para o exercício da docência na Educação Profissional, na forma da lei (Lei 9394/96; Resolução CNE/CP n.02/2015), o professor não licenciado. O egresso será habilitado para a docência na área da sua formação inicial (Bacharelado ou Curso Superior em tecnologia).

Perfil do futuro profissional (egresso)

O egresso da Licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica do IFBA será capaz de integrar a teoria e a prática entre diferentes saberes, atuando nas esferas da docência, da gestão de processos educativos e na organização e gestão institucional, no desenvolvimento da Pesquisa e Inovação e Extensão Tecnológica.


Habilidades do profissional

Áreas de atuação:
Escolas, associações, IES, centros de formação.

Competências esperadas:

O curso deve assegurar uma formação profissional e humana, academicamente e socialmente referenciada, necessária ao egresso para atuar na docência da educação profissional, 2015, o egresso deverá, portanto, ser capaz de:

 I - atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II - compreender o seu papel na formação dos estudantes da educação básica a partir de concepção ampla e contextualizada de ensino e processos de aprendizagem e desenvolvimento destes, incluindo aqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

III - trabalhar na promoção da aprendizagem e do desenvolvimento de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano nas etapas e modalidades de educação básica;

IV - dominar os conteúdos específicos e pedagógicos e as abordagens teórico-metodológicas do seu ensino, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

V - relacionar a linguagem dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação para o desenvolvimento da aprendizagem;

VI - promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

VII - identificar questões e problemas socioculturais e educacionais, com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, a fim de contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, de gênero, sexuais e outras;

VIII - demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, de faixas geracionais, de classes sociais, religiosas, de necessidades especiais, de diversidade sexual, entre outras;

IX - atuar na gestão e organização das instituições de educação básica, planejando, executando, acompanhando e avaliando políticas, projetos e programas educacionais;

X - participar da gestão das instituições de educação básica, contribuindo para a elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XI - realizar pesquisas que proporcionem conhecimento sobre os estudantes e sua realidade sociocultural, sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre propostas curriculares e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas, entre outros;

XII - utilizar instrumentos de pesquisa adequados para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos, objetivando a reflexão sobre a própria prática e a discussão e disseminação desses conhecimentos;

XIII - estudar e compreender criticamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além de outras determinações legais, como componentes de formação fundamentais para o exercício do magistério.

Matriz curricular

Representações estudantis


Orgãos Representativos


Publicações

  • Vídeos
  • TCC - Trabalhos de conclusão de curso
  • Monografias
  • Artigos
  • Publicações
  • Livros

Contatos

Coordenadora Institucional UAB: Elisangela Reis
Formação/Titulação: 
Currículo Lates:
Contato: Tel (71) 3321-0353
E-mail:

Coordenadora de Tutoria: Andrea Rodrigues
Formação/Titulação: 
Currículo Lates:
Contato: Tel (71) 3321-0353
E-mail:


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