Você está aqui: Página Inicial > DPAAE > Departamentos > Departamento de Ações Afirmativas
conteúdo

_SubTopos_DPAAE.png

O Departamento de Políticas Afirmativas- DPAF será responsável pela coordenação geral, supervisão, avaliação, monitoramento de políticas educacionais/institucionais dentro das políticas construídas em todos os níveis educacionais no IFBA, por meio de formulações, fomento, acompanhamento e monitoramento de normativas, propostas de ações, programas e projetos em estejam conectados com a promoção da igualdade étnico-racial, da garantia da equidade e da promoção da justiça na comunidade interna e externa do IFBA, considerando as questões que afetam diretamente as mulheres e a população LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos e Mais). O Departamento de Políticas Afirmativas- DPAF será composto por quatro coordenações.

 

1. Coordenação de Ações Afirmativas para Negros - CAAN. Acompanhar, avaliar, propor e monitorar os programas de ações afirmativas por meio de cotas raciais e  ou não existentes para a população negra no IFBA em todos os níveis de ensino, considerando as questões que afetam diretamente as mulheres e a população LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos e Mais).


2. Coordenação Indígena e Povos Tradicionais - CIND. Acompanhar, avaliar, propor e monitorar os programas de ações afirmativas por meio de cotas étnicas ou não existentes para os Povos Indígenas no IFBA em todos os níveis de ensino assim como para as/os estudantes que são oriundos das Comunidades Quilombolas, considerando as questões que afetam diretamente as mulheres e a população LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos e Mais)


3. Coordenação de Educação das Relações Étnico-Raciais - CERER. Analisar, formular, articular, promover, assessorar e acompanhar atividades na área do ensino, pesquisa e extensão que contribuam para a valorização da educação das relações étnico-raciais e da diversidade étnico-racial na educação considerando todos os níveis de ensino no IFBA envolvendo currículo; formação docente e discente; gestão desigualdade o racismo institucional para que se proporcione mais equidade na forma de gerenciamento das políticas;

Acompanhar e monitorar a qualidade da condução da gestão dos concursos públicos para docentes e técnicos em relação a obrigatoriedade do cumprimento das cotas raciais e produzir indicadores e ações para ampliar o número de servidores técnicos, docentes e gestores públicos em cargos em comissão no IFBA em todos os campi.

Incentivar, propor e acompanhar parcerias institucionais educacionais nacionais e internacionais na valorização da educação das relações étnico-raciais e de enfrentamento ao racismo na sociedade brasileira e baiana;


4. Coordenação de Enfrentamento ao Racismo Institucional - CERI. Criar um Programa de enfrentamento ao Racismo Institucional e valorização da Diversidade Étnico-Racial no IFBA envolvendo Gestores; técnicos, discentes e docentes com metas estabelecidas e monitoradas, considerando as questões que afetam diretamente as mulheres e a população LGBTQI+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Intersexos e Mais); Construir um Plano de Ações Afirmativas para Negros Indígenas no IFBA.