Departamento de Assuntos Estudantis / DAES
O Departamento de Assuntos Estudantis / DAES é responsável por articular, formular e implementar as Políticas Estudantis, por meio de ações, projetos e programas, visando garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes do IFBA, com vistas à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e ao bem estar biopsicossocial.
O DAES será composto de três coordenações: Coordenação de Assistência e Apoio ao Estudante; Coordenação de Inclusão e Acessibilidade e Coordenação de Permanência e Ações Pedagógicas e atuará em parceria com o Departamento de Políticas Afirmativas e as demais Pró-Reitorias do IFBA no sentido da implementação das políticas institucionais que abarquem questões relativas a assistência estudantil, inclusão da pessoa com deficiência, permanência e êxito, sempre na busca de articulação com as políticas de ações afirmativas nas suas diversas formas de inclusão.
1) Coordenação de Assistência e Apoio ao Estudante/CAAE - A Coordenação de Assistência e Apoio ao Estudante tem como objetivo assegurar a implementação da Política de Assistência Estudantil do IFBA que busca garantir o acesso, a permanência e a conclusão de curso dos estudantes do IFBA, com vistas à inclusão social, formação plena, produção de conhecimento, melhoria do desempenho acadêmico e bem-estar biopsicossocial. Para tanto, deve ampliar e consolidar o desenvolvimento de ações capazes de democratizar o acesso e permanência dos estudantes, considerando as desigualdades socioeconômicas e as particularidades regionais.
2) Coordenação de Inclusão e Acessibilidade/CIAC - A Coordenação de Inclusão e Acessibilidade tem como objetivo assegurar a implementação da Política de Inclusão da Pessoa com Deficiência do IFBA e promover ações que garantam os direitos legais dos(as) estudantes com deficiência da Instituição. Atuará em parceria com as demais pró-reitorias, com o intuito de garantir aos estudantes com deficiência e necessidades educacionais específicas as condições de equidade no acesso, na permanência, no acompanhamento e no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, e conclusão do curso com êxito.
3) Coordenação de Permanência e Ações Pedagógicas/CPAPE - A Coordenação tem como objetivo promover e/ou gerenciar diagnósticos regulares por meio de análises estatísticas dos dados sobre evasão, retenção e êxito no âmbito do IFBA, nos quais considerem raça/cor, gênero, sexo, raça/etnia; faixa etária; aspectos geográficos; socioeconômicos, dentre outros aspectos, também com olhar atento sobre os grupos que foram beneficiados por ações afirmativas na forma de ingresso. A partir dos diagnósticos, propor ações/projetos pedagógicos junto às/aos servidoras/es e estudantes no sentido de intervir para minimizar a evasão e a retenção; propor ações e projetos para formação continuada docente no sentido de efetivação de uma educação antirracista, intercultural, pluriepistemológica e socialmente referenciada.
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