Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Ensino > Biblioteca
conteúdo

Biblioteca

por Andréa Costa publicado 19/09/2018 17h23, última modificação 10/09/2019 15h44

APRESENTAÇÃO

A Biblioteca Professor Raul Varella Seixas representa a união dos acervos bibliográficos oriundos da Escola Técnica Federal da Bahia - ETFBA, do Centro de Educação Tecnológica da Bahia - CENTEC e do Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia - CEFET-BA, mais as experiências profissionais de muitas gerações de bibliotecários, técnicos administrativos, auxiliares de bibliotecas e estagiários comprometidos com o trabalho de tratamento e disseminação da informação.

O prédio atual do Biblioteca foi construído em 1990, época em que o Instituto Federal da Bahia ainda era ETFBA, e recebeu o nome em homenagem ao então professor de eletrotécnica da instituição Raul Varella Seixas. Atualmente, a BPRVS  ocupa uma área de 739,24 m², no pavimento térreo do bloco K, no campus Salvador do IFBA, situado no bairro do Barbalho.  É uma biblioteca  escolar  e universitária, com acervo voltado para os cursos oferecidos pelo Instituto. Seu objetivo é dar suporte ao ensino, pesquisa e extensão aprimorando o nível técnico-científico e cultural dos seus usuários.

A BPRVS  integra o Sistema de Bibliotecas da rede IFBA e da Rede Nacional Pergamum, cujo propósito é o compartilhamento de recursos de informação, com a  finalidade de melhorar a qualidade global dos serviços aos usuários e promover a cooperação no tratamento da informação.

 

SERVIÇOS E PRODUTOS DA BIBLIOTECA

Para ter acesso aos serviços da Biblioteca é necessário  fazer  cadastro de identificação do usuário. Uma foto será tirada no Balcão de Atendimento, no momento do cadastro de todos os usuários.

Documentos  necessários:  

- Discentes: comprovante de matrícula vigente, Identidade,  CPF, e-mail do  Gmail ou Yahoo;

Docentes e técnicos administrativos:  apresentação do  crachá funcional e uma declaração de lotação do setor onde trabalha, assinada e datada pelo chefe;

- Docentes substituto e terceirizados:  uma cópia do contrato.

 

SISTEMA DE ATENDIMENTO E REFERÊNCIA

PERGAMUM  

 

EMPRÉSTIMO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO 

Destina-se a todos os alunos devidamente matriculados, servidores técnico-administrativos e docentes. O usuário deverá dirigir-se ao Setor de Atendimento da Biblioteca para efetivar o empréstimo, que poderá ser realizado pelo usuário que não tenha qualquer tipo de atraso ou débito com a Biblioteca.

  

PRAZO, VOLUME E DIAS DO EMPRÉSTIMO 

MODALIDADES    

PRAZOS    

 LIVROS

DISCENTES

7 DIAS

4

DOCENTES

14 DIAS

4

TÉC. ADM.

14 DIAS

4

 OBS.: Há variação de prazo de empréstimo para outros tipos de materiais. Informações no Balcão de Atendimento.

 

RESERVA

O serviço de reserva é online através do endereço "biblioteca.ifba.edu.br", no ambiente do usuário “MEU PERGAMUM”. Consulte o acervo, escolha a obra e faça a reserva.

RENOVAÇÃO

A renovação será permitida até 5 (cinco) vezes consecutivas, desde que não haja  reserva para o título e deverá ser realizada online, através do sistema Pergamum, no ambiente do usuário “MEU PERGAMUM”.

DEVOLUÇÃO

O material retirado por empréstimo deverá ser devolvido, única e exclusivamente, no Balcão de Atendimento, portanto não serão considerados como devolvidos os materiais deixados nas mesas, balcões e estantes da Biblioteca.

 

OBS.: Documentos especiais como: dicionários, handbooks, normas técnicas, enciclopédias, periódicos e produção científica não poderão ser emprestados, estando os mesmos disponíveis apenas para consulta e pesquisa na Biblioteca.

 

NORMALIZAÇÃO DE DOCUMENTOS

A Biblioteca elabora  ficha catalográfica para trabalhos acadêmicos dos usuários.O interessado deve encaminhar a solicitação, anexar o resumo e a folha de rosto do trabalho, para o e-mail: biblioteca@ifba.edu.br

 

TREINAMENTOS AOS USUÁRIOS

Treinamento para utilizar o sistema Pergamum; treinamento para utilizar as plataformas Ebrary, Cengage e Portal de periódicos CAPES. Os interessados devem procurar à Biblioteca para agendar o treinamento, no turno da tarde.

 

VISITAS ORIENTADAS

Visita guiada por um bibliotecário, previamente agendada e em grupo.  No momento da visita, são apresentadas informações sobre o espaço de estudo e equipamentos disponíveis para uso; orientação sobre a pesquisa do acervo e  normas de funcionamento.

 

NORMAS E REGULAMENTOS

 

ESTRUTURA DA BIBLIOTECA E PESSOAS

 

COORDENAÇÃO GERAL

Eliana Souza Lago

E-mails: elianalago@ifba.edu.br / Tel: (71) 2102-9577

Currículo Lattes

SETOR DE REFERÊNCIA E INFORMAÇÃO

Augusto Cesar da Silva

Cesar Augusto S. Santana

Crispina Maria C. Santana

Luiz Carlos Vasconcelos

Marivaldo S. das  Neves

Nilma Vanessa N. Portugal

Rosângela C. Correia

Valfredo L. da  Silva

SETOR FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ACERVO

Samuel Santos Araújo

SETOR DE PROCESSAMENTO TÉCNICO

Fernanda Bispo S. Passos

SETOR DE PERIÓDICOS

Carlos Alexandre de O. e Oliveira

SECRETARIA

Ione Santos Souza Silva

APOIO ADMINISTRATIVO

Maria Luiza Munford

 

RECOMENDAÇÕES

  • A Biblioteca é um local exclusivo para estudar, ler e pesquisar. Faça silêncio enquanto estiver neste ambiente;
  • Não é permitido o transporte e consumo de alimentos na Biblioteca; 
  • No ato do empréstimo de livro, confiram se o mesmo está em perfeito estado, pois qualquer dano físico ao documento, na devolução, você poderá ser responsabilizado;
  • Todos os documentos com tarja vermelha, exceto literatura, não serão emprestados nem para xerox, pois além de ser proibida a sua reprodução, tem danificado bastante  o estado físico do documento. Será permitido, apenas, consulta e fotografia.
  • Tenha muito cuidado com as obras que consultar e também com o mobiliário, pois são bens públicos e devemos preservar; 
  • Mantenha as mesas limpas e cadeiras arrumadas;
  • Ao assinar o comprovante de empréstimo, confira os dados;  
  • Evite fazer empréstimos em seu nome para outros colegas, pois a responsabilidade é só sua;  
  • Utilize o guarda-volumes para colocar suas pastas, bolsas e sacolas. Ele é de uso exclusivo durante sua permanência na Biblioteca;
  • Ao finalizar a consulta de qualquer material, deixe-o sobre a mesa para realização de estatística.
  • O livro é um bem de consumo durável. Preserve-o, pois ele é para ser usado por todos; 
  • Biblioteca não se responsabiliza  por objetos deixados nos seus espaços.

 

FALE CONOSCO

  • Telefones: 71-2102-9577 (Coordenação), 71-2102-9564 (Setor de Processamento Técnico).
  • Endereço: Rua Emídio Santos, s/nº - Barbalho, Salvador - BA
  • Horário: de segunda à sexta feira, das 7h15 às 21h45, sábado das 8h às 12h. 

 

 OBS.: O usuário que tiver qualquer dúvida sobre os serviços da Biblioteca deverá procurar a coordenação nos contatos acima, que estará à disposição para esclarecimentos.

 

CATÁLOGO ONLINE

PERGAMUM

Portal de Periódicos CAPES

Cengage

Ebrary/Proquest

Repositório (em construção)