Campus Salvador oferta 200 vagas em cursos gratuitos de capacitação em técnicas radiológicas
EXTENSÃO
No âmbito do Programa Nacional de Formação Técnica para o Sistema Único de Saúde (Formatec-SUS) e em parceria com o Ministério da Saúde, o edital da segunda seleção de estudantes para as capacitações em técnicas radiológicas já foi disponibilizado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Salvador. As formações têm como objetivo capacitar profissionais, abordando, principalmente, estratégias de proteção.
Um total de 200 vagas será ofertado em dois cursos: Proteção radiológica no SUS e Condutas de mamografia para atendimento a pessoas transgênero no SUS. Cada curso deve preencher 100 vagas. A carga horária é de 60 horas e o formato será 100% Educação a Distância (EaD). Vão ser garantidas vagas reservadas, em conformidade com a legislação vigente e as políticas de ações afirmativas, com vistas à promoção da equidade, da diversidade e da inclusão, conforme descrito no edital.
Como pré-requisito, o candidato ou candidata deve ter 18 anos completos ou mais. Para o curso Proteção radiológica no SUS é necessária a formação completa ou em andamento de técnico e/ou tecnólogo em radiologia; já para o curso de Condutas de mamografia para atendimento a pessoas transgênero no SUS é necessária a formação completa ou em andamento em cursos da área de saúde.
As inscrições estão sendo realizadas somente através do formulário eletrônico. O prazo final para se inscrever vai até o dia 28 de junho de 2026. Não haverá cobrança de taxa. Já a seleção será realizada pela Coordenação do Curso a partir das respostas e dos documentos anexados ao formulário da inscrição efetuada. A previsão é de que as aulas iniciem em 17 de agosto.
Mais informações serão obtidas com a leitura do Edital 12/2026, de seus anexos e de outros documentos que poderão ser acessados na página de Editais de Extensão. Dúvidas: formatecsus.ssa@ifba.edu.br
O Formatec - SUS
É uma política nacional de formação e especialização de profissionais de nível técnico e médio da saúde, que busca fortalecer a formação profissional desde a base, ampliar oportunidades de qualificação e contribuir para a valorização e fixação de trabalhadores em todas as regiões do país. O campus Salvador do IFBA oferta os dois cursos em parceria com o Ministério da Saúde.
Leia mais: Formatec SUS é lançado com representantes do Ministério da Saúde no campus Salvador
*Jamile Teixeira é jornalista da área de comunicação do campus Salvador.

