Ouvidoria
O que é Ouvidoria?
A Ouvidoria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – Campus de Vitória da Conquista é um canal de comunicação entre a comunidade interna e externa, prevista no Regimento Geral do IFBA, aprovado pela Resolução no 26 do CONSUP, em 27/03/2013IN/CGU/OGU, no 5, de 18 de junho de 2018.
Objetivos:
I – Representar o cidadão que a procura e buscar resolver com agilidade e eficiência as demandas apresentadas; II – Proporcionar a aproximação deste cidadão com o IFBA de maneira que atenda a ambos; III – Propor oportunidades de melhorias para correção e prevenção de falhas e omissões dos responsáveis pela inadequada prestação de serviços do IFBA; IV – Garantir a participação da comunidade da instituição, fortalecendo a cidadania para promover a melhoria contínua das atividades desenvolvidas; V – Desenvolver suas atividades dentro dos princípios de ouvir, resolver e melhorar; VI – Zelar pela aplicação dos princípios éticos, das relações entre o cidadão usuário e o IFBA; VII – Cooperar com as demais Ouvidorias Públicas, com o intuito de defender direitos dos cidadãos e garantir a qualidade das ações e serviços prestados; VIII – Fortalecer a imagem institucional por meio de interpretações sistêmicas das diferentes manifestações e divulgação dos resultados obtidos.
Atribuições:
Empreender ações que gerem respostas às suas manifestações; encaminhar, de forma transparente e imparcial, as demandas sobre o funcionamento administrativo e acadêmico do Campus; acompanhar as providências adotadas até a obtenção da solução que o caso requer com o fim de contribuir para uma gestão mais eficiente, de excelência acadêmica, no ensino, pesquisa e extensão.
Quais os tipos de manifestações são recebidas pela Ouvidoria do IFBA – Campus VDC?
Denúncia: comunicação verbal ou escrita que indica irregularidade por parte da Instituição ou de seus servidores, que venha ferir a legislação; Reclamação: comunicação verbal ou escrita que relata a manifestação de desagrado ou protesto sobre um serviço prestado, ação ou omissão da administração e/ou servidor público;
Elogio: comunicação verbal ou escrita que demonstra apreço, reconhecimento ou satisfação sobre o serviço recebido por pessoas que se utilizaram do serviço/atendimento;
Sugestão: comunicação verbal ou escrita cuja apresentação contém uma ideia ou proposta para aprimoramento dos
serviços realizados pelo IFBA/Campus de Vitória da Conquista;
Informação: manifestação recebida diretamente pela ouvidoria ou por e-mail solicitando informação ou esclarecimento.
A Ouvidoria deverá manter sob sigilo o nome do demandante, salvo por ordem judicial e nos casos em que sua identificação junto aos órgãos da Instituição seja indispensável para solução do problema e atendimento do interessado.
A Constituição Federal de 1988 em seu art. 5º, inciso IV proíbe o anonimato:“É livre a manifestação do pensamento sendo vedado o anonimato”, no entanto, você pode pedir que a manifestação seja tratada com sigilo.
Como se manifestar?
● Pessoalmente: IFBA Campus Vitória da Conquista Av. Sérgio Vieira de Melo, 3150 Bairro Zabelê CEP 45.078-900
● E-OUV (Sistemas de Ouvidorias Federais) https://sistemas.ouvidoria.gov.br
● E-mail: ouvidoria.vc@ifba.edu.br
● Site: http://portal.ifba.edu.br/conquista/capas-e-paginas-menu-acesso-a-informacao/ouvidoria
● Telefone: (77) 3426-5211/3426-3355 Ramal 2541
Horário de Funcionamento: Segunda a sexta feira das 07:00 às 12:00 horas 13:00 às 16:00 horas
Servidora: Maria Néli Cardoso da Costa - Assistente de administração SIAPE 1107140