Você está aqui: Página Inicial > DGCOM > Área de imprensa > Releases 2019 > IFBA oferta 1.440 vagas em 15 cidades baianas para o Sisu 2019.1

IFBA oferta 1.440 vagas em 15 cidades baianas para o Sisu 2019.1

publicado: 11/09/2019 15h08, última modificação: 11/09/2019 15h08

As inscrições começam amanhã (22) e seguem até sexta-feira (25).

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) oferta 1.440 vagas para cursos superiores em 2019.1, através do SISU. Os estudantes que desejam ingressar no ensino superior poderão escolher um dos 38 cursos ofertados, distribuídos em 15 cidades: Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Irecê, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Valença, Vitória da Conquista.

Os cursos englobam diversas áreas do conhecimento, desde Engenharias a Arquitetura e Urbanismo, passando pelos cursos tecnológicos, o que possibilita ao estudante um maior “leque de opções”. Entre os 38 cursos, há graduações mais antigas e outras que são novas e, portanto, terão suas primeiras turmas, a partir dessa edição do Sisu, como é o caso de Jogos Digitais, em Lauro de Freitas (50 vagas), e Engenharia Mecânica, no campus Jequié (40 vagas). Entre as atribuições que serão transmitidas ao aluno de Jogos Digitais estão:  criar, projetar e gerenciar projetos, criar roteiros, cenários e personagens, assim como emitir pareceres técnicos na sua área de formação. Já o estudante de Engenharia Mecânica, que também terá vagas para o campus Simões Filho (40), estará preparado para atuar em estudos e projetos de sistemas mecânicos e mecatrônicos, devido à sua formação técnico-científica.

Os estudantes que têm interesse por outros tipos de engenharia podem optar por Engenharia de Alimentos, no campus Barreiras (30); engenharias Industrial Elétrica (30); Industrial Mecânica (30) e Química (30), no campus Salvador; Engenharia civil (40), nos campi Eunápolis e Vitória da Conquista (40); Engenharia Ambiental, em Vitória da Conquista (40); e Engenharia Elétrica, nos campi Paulo Afonso (40) e Vitória da Conquista (50). Além das engenharias, o IFBA também oferta cursos superiores em outras áreas, como Administração (40), Geografia (40) e Eventos (40), no campus Salvador, e Arquitetura e Urbanismo (30), em Barreiras.

Os cursos que aparecem em maior número de campi são: Computação, em Camaçari (30), Jacobina (40), Valença (40), Porto Seguro (35) e Santo Amaro (30); Matemática, em Barreiras (40), Camaçari (40), Salvador (40), Valença (40) e Eunápolis (50); e o Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, conhecido como ADS, em Salvador (40), Valença (40), Eunápolis (40) e Irecê (30).

Confira a lista completa dos cursos, o edital e o cronograma do Sisu 2019.1 aqui.

O Ensino Superior no IFBA

Os cursos superiores do IFBA têm obtido avaliações, cada vez mais, positivas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), com destaque para o Conceito Enade 2017, divulgado no final de 2018, no qual o Instituto conquistou nota máxima para quatro dos seus 21 cursos avaliados. Os outros, obtiveram os conceitos 4 e 3, considerados, respectivamente, bom e satisfatório. Com os resultados do Enade 2017 e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), o IFBA terminou 2018 com o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC) de 4, que classificou o Instituto entre os 20,5%  das instituições superiores que conquistaram as melhores notas (4 e 5) e o colocou no mesmo patamar de instituições como a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e as estaduais de Feira de Santana (UEFS), do Sudoeste da Bahia e de Santa Cruz (UESC).