Você está aqui: Página Inicial > DGCOM > Área de imprensa > Releases 2019 > Campus Lauro de Freitas é uma das 25 unidades do IFBA

Campus Lauro de Freitas é uma das 25 unidades do IFBA

publicado: 11/09/2019 15h18, última modificação: 11/09/2019 15h18

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) é uma das 41 instituições de ensino pertencentes à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do país. Desde o seu surgimento, em 1909, como Escola de Aprendizes e Artífices, passou por diversas expansões até, em 2008, se tornar IFBA, a partir da Lei nº. 11.892, que transformou os antigos CEFET, Escolas Agrotécnicas e Escolas Técnicas em Institutos Federais.

Com essa última mudança, o IFBA passou a ofertar também cursos superiores e programas de pós-graduação para especializações, mestrados e doutorados, além dos já tradicionais cursos profissionalizantes.

Inaugurado em 2016, o campus Lauro de Freitas é uma das 25 unidades do Instituto, distribuídas em 23 cidades do Estado. Surgiu com o propósito de constituir-se enquanto um Centro de Excelência em Tecnologia de Vanguarda, através da oferta de cursos inovadores de relevância para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e economia baiana.

Atualmente, oferece os cursos superiores de Engenharia de energia (1º curso da região metropolitana e 2º na Bahia) e de Jogos digitais (1º curso da Rede Federal na Bahia) - ambos com ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) - sendo o primeiro ofertado pela primeira vez no Sisu 2019.2. Serão disponibilizadas 50 vagas para cada um dos cursos, de um total de 1.030 vagas, que estão distribuídas em 12 cidades, nas quais o IFBA está implantado.

Entre os cursos técnicos, há o técnico em Sistemas de energia renovável (1º curso técnico da área na Bahia), cuja entrada se dá a partir de processo seletivo, e os cursos semipresenciais de Informática; Informática para Internet; Manutenção e Suporte em Sistemas de Informática; Redes de Computadores; e Hospedagem, na modalidade de Educação a Distância (EAD).

Além disso, o campus Lauro de Freitas, assim como outras unidades da Instituição, oferta cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), voltados à formação de trabalhadores para inserção ou reinserção no mercado do trabalho, exercício profissional ou ainda elevação da escolaridade;

Juntamente a outras 17 unidades, proporciona, através de uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), oportunidades de aprendizado extraclasse para os estudantes, a partir do desenvolvimento de protótipos e realização de competições na área de Robótica. Ainda incentiva a inserção dos estudantes em projetos de pesquisa e inovação, através do Hotel de Projetos Tecnológicos do IFBA, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI).

Atualmente, o campus conta com um quadro de docentes, formado, em sua maioria, por mestres e doutores, que desenvolvem atividades em grupos de pesquisa e inovação nas seguintes áreas: Energias renováveis; Fontes não renováveis de energia; Eficiência energética; Jogos digitais; Tecnologia da informação; Sistemas embarcados; Robótica; Biologia dos oceanos; Biocombustíveis e; Arquitetura bioclimática.

Mais informações:

• Comunicação do Campus Lauro de Freitas – Adriana Lúcio (comunicadora) – Tel: (71) 3221 – 0329

• Diretoria de Gestão da Comunicação Institucional (DGCOM) - Reitoria - Tel: (71) 2102 – 0457/0459