Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Ramo estudantil do IEEE no Ifba campus Vitória da Conquista
conteúdo

Ramo estudantil do IEEE no Ifba campus Vitória da Conquista

publicado: 06/04/2022 16h17, última modificação: 06/04/2022 16h17

Produzir e compartilhar conhecimento na área de pesquisa e inovação com qualidade internacional, essa foi a principal motivação da parceria do IFBA campus Vitória da Conquista com o IEEE (lê-se I3Ê) – Instituto dos Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. O convênio foi firmado entre o nosso campus e o IEEE em agosto de 2021.

O IEEE é considerado a maior organização profissional do mundo, sem finalidade lucrativa, foi fundada nos Estados Unidos e dedica-se ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade. Seus sócios são engenheiros de todas as áreas, cientistas da computação, profissionais de telecomunicações e áreas relacionadas à tecnologia. Toda inovação tecnológica nas áreas de Engenharia Elétrica e Computação, passam primeiramente pelas Revistas de elevado impacto, Congressos e Padronizações do IEEE, antes de chegar ao mercado consumidor.

O IEEE tem ramificações nas maiores instituições de ensino mundo afora, mas em se tratando de Institutos Federais no Norte e Nordeste do Brasil, apenas o IFBA e o IFPB possuem a parceria com a organização, mais especificamente os campi Salvador, Paulo Afonso e Vitória da Conquista e o IFPB campus João Pessoa. Os demais ramos IEEE autorizados na região Norte e Nordeste encontram-se nas Universidades.

O Coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do campus Vitória da Conquista e atual conselheiro (councelor/adviser) do ramo IEEE-IFBA-VDC, professor MSc. Elvio Prado da Silva destaca a importância do IEEE “...estarmos autorizados a ter um Ramo IEEE abre o campus Vitória da Conquista para o mundo, é tipo um carimbo de qualidade para a nossa instituição. Significa para a comunidade internacional científica, que estamos fazendo pesquisas de qualidade e com confiabilidade. Podendo nos auxiliar na prospecção de um futuro curso demestrado para o campus, bem como parcerias com instituições de pesquisa internacionais”, ressalta o docente.

Atualmente no campus o ramo IEEE-IFBAVDC conta com 27 estudantes e 4 professores filiados; O Conselheiro do Ramo é o Prof. MSc. Élvio Prado da Silva e possui 3 capítulos estudantis ou subdivisões: o capítulo MTT-S (Microwave Theory and Techniques Society) na área de Microoondas, cujo conselheiro é o Prof. Dr. Kenedy Marconi. O Capítulo MTT-S-IFBA-VDC já encontra-seautorizado pelo IEEE; na área de Robótica o capítulo RAS (Robotics and Automation Society), cujo conselheiro é oProf. Dr Jose Diaz, este capítulo encontra-se em fase de implantação e já está previsto o capítulo WIE - (Women in Engineering) que terá como conselheira a professora MSc.Polyane Alves dos Santos, coordenadora de extensão do campus. A ideia desse capítulo é unir as mulheres da engenharia para produzir e divulgar seus trabalhos: “Infelizmente, internacionalmente ainda existe muito preconceito contra as mulheres nas diversas Engenharias, a ideia é quebrar esse preconceito” espera o professor Elvio.

  

A Diretoria do Ramo IEEE-IFBA-VDC é composta pelos seguintes estudantes do campus: 

• Presidente: Edmundo Lopes (estudante de Engenharia Elétrica)
• Vice-Presidente: Erika Brito (estudante de Engenharia Elétrica)
• Secretário: Giovane Moreira (estudante de Bacharelado em Sistemas de Informação)
• Tesoureiro: Anderson Leite (estudante de Bacharelado em Sistemas de Informação)
• Webmaster: Danyella Santos (estudante de Engenharia Elétrica)  

A parceria com o IEEE, embora seja recente, já tem rendido bons frutos para o campus, que já recebeu doações de materiais para a confecção de antenas de tecnologia 5G, ostenta publicações científicas de estudantes e docentes e tem realizado alguns eventos no campus, dentre os quais se destacam uma palestra sobre tecnologia 5g ministrada pelo  professor de Engenharia Eletrotécnica na Universidade de Aveiro em Portugal, Tagleorge Marques Silveira e a I Semana Primeira Semana IEEE com o tema: Um Olhar Minucioso Sobre Novas Tecnologias realizada de 28 de março a 01 de abril. 

Edmundo Lopes, estudante de Engenharia Elétrica e presidente do Ramo IEEE-IFBA-VDC fala com entusiasmo por fazer parte desse projeto que é voltado para comunidade, fomenta conhecimento e mudanças de comportamento no meio acadêmico “ è um prazer enorme estar como presidente do Ramo IEEE-IFBA-VDC, participar e poder colaborar  com o campus e com o IEEE” ,comenta o estudante. 

  

Saiba mais sobre o IEEE em: https://www.ieee.org/