Novembro Negro 2023 abordou as implicações sociais e psíquicas do racismo
Aconteceu nos dias 20 e 21 de novembro a edição 2023 do Novembro Negro no IFBA campus Vitória da Conquista, que teve como tema, “Implicações sociais e psíquicas do racismo: Um olhar sobre a população afro-brasileira".
O evento foi organizado pela NEABI, Comissão Organizadora do Novembro Negro 2023, Direção de Ensino, Direção Acadêmica e contou com a participação de estudantes, servidores, funcionários terceirizados.
A programação do novembro negro foi formada de mesas redondas sobre o tema do evento com a participação da historiadora e cantora Géssica Maria, o professor de teatro e diretor do coletivo de teatro Labor, Eduardo Nunes e o psicólogo e fundador do coletivo Realce Psi, Elder Silva.
Também foram realizadas apresentações teatrais e musicais como participação da estudante e cantora Evelyn Pink Black, apresentações de vídeos e filmes, tais como: Navio Negreiro e Café com Canela, almoço no refeitório com comidas típicas de origem africana e o Desfile Beleza Negra.
De acordo com um dos organizadores do evento, professor Jime Sampaio, o balanço foi positivo, “...a comunidade conseguiu se envolver no tema proposto, conseguimos interagir com o público, recebemos alguns relatos de como é difícil conviver com o racismo e de como a sociedade precisa melhorar.” Além disso o docente ressalta a necessidade do debate sobre a cultura afro brasileira e indígena ao longo do ano “... que essa discussão étnico racial, possa perdurar ao longo do ano e possamos discutir em mais momentos, de forma mais ampla e profunda para que a gente consiga os avanços necessários para construir uma sociedade em que o racismo seja mitigado”, finaliza.
Renata Lacerda - Jornalista