Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > XVI Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação em Vitória da Conquista
conteúdo

XVI Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação em Vitória da Conquista

publicado: 01/11/2019 11h56, última modificação: 01/11/2019 12h03

 Aconteceu no último dia (30), quarta-feira o XVI SICTI - Seminário de Iniciação Científica Tecnológica e Inovação, este ano o evento foi realizado simultaneamente em Vitória da Conquista e em Salvador.

 A apresentação realizada em Vitória da Conquista reuniu os trabalhos realizados por pesquisadores e bolsistas dos campi de Eunápolis, Porto Seguro e Vitória da Conquista. A abertura aconteceu pela manhã, no Auditório Central do campus contanto com a presença de alunos, docentes, pesquisadores, do Diretor Geral pro tempore do IFBA campus Vitória da Conquista Jaime dos Santos Filho, do representante da PRPGI, Jorge Costa Leite Júnior , do coordenador de pesquisa do campus, Élvio Prado, do diretor de ensino, Gênesis Rocha e do professor André Rosa Martins, que realizou a palestra de abertura sobre a importância da Iniciação Científica para o fortalecimento da Pesquisa e da Inovação. Na sequência ocorreram as apresentações dos projetos inscritos.

 A SICTI acontece anualmente para que bolsistas de iniciação científica possam apresentar seus trabalhos e mostrar para a comunidade acadêmica o andamento e os resultados das suas pesquisas. De acordo com o professor Élvio Prado, além da exposição dos trabalhos, esta é uma ótima oportunidade para que os pesquisadores se conheçam: “Na minha opinião, a parte principal de qualquer seminário, congresso ou conferência é o contato entre as pessoas. Você tá desenvolvendo um trabalho sobre determinado assunto e tem um outro pesquisador do outro lado da Bahia, que também está pesquisando sobre um trabalho semelhante. Este evento propicia o encontro deles, para que possam trocar ideias e compartilhar conhecimento”, ressalta.

 A estudante de Engenharia Elétrica Mayara Alexandre apresentou o projeto para desenvolver uma tecnologia assistiva acionada via comando de voz para autonomia de deficientes físico motores, orientada pelo professor Wilton Lacerda Silva. Para a estudante, a experiência foi muito além dos conhecimentos adquiridos: Eu acredito que esta foi uma experiência única, porque além da pesquisa científica, que sem dúvida, agrega muito conhecimento, ele teve um cunho social importante, eu me aproximei de uma realidade que eu não conhecia, a partir daí, eu consegui passar a enxergar algumas coisas por outra ótica”, destaca a estudante.

 Jorge Costa Leite Júnior, representante da Pró Reitoria de Pesquisa, Pós graduação e Inovação destacou a expectativa da continuidade desses trabalhos e a possibilidade de expansão do SICTI: “Hoje eles são jovens cientistas apoiados por bolsas de estudos, mas o que se espera deles é que, eles continuem na vida acadêmica, para que no futuro eles possam vir a ser mestres e doutores”. “… mas pra frente, podemos pensar em ampliar o evento, não só aos bolsistas vinculados a programas, mas também, para voluntários e outros pesquisadores que, não necessariamente, tenham seus trabalhos inscritos em programas de bolsas”, finaliza.

 

 

Renata Lacerda - Jornalista

registrado em: