Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Professora do IFBA desenvolve pesquisa sobre altas habilidades e TDAH pela Universidade Federal de São Carlos

Geral

publicado: 02/07/2020 16h46, última modificação: 02/07/2020 16h58

A professora de Língua Portuguesa do IFBA campus Vitória da Conquista Josilene Pereira está realizando uma pesquisa sobre a associação entre altas habilidades e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Josilene é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial e membro do grupo de pesquisa para o desenvolvimento do potencial humano (GERUPOH) da UFSCar.

Sua pesquisa se iniciou com um curso de capacitação profissional em duas escolas, que tem como objetivo promover o conhecimento aos professores para que possam diferenciar as altas habilidades, TDAH ou a dupla excepcionalidade. Para isso, está sendo feito um estudo baseado em 3 casos para avaliar as necessidades desses estudantes, além de construir hipóteses a fim de promover o avanço das pesquisas sobre a temática no Brasil.

Em seu estudo, ela aborda as características de crianças com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade"Nosso foco foi propor um modelo de avaliação multidimensional para a escola, a fim de que pudéssemos identificar as necessidades educacionais de estudantes do Ensino Fundamental I", explica a professora.

Confira o vídeo da professora Josilene sobre sua pesquisa.

Patrícia Sousa

CCOMS - Coordenação de Comunicação