Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Perguntas frequentes sobre o funcionamento e atividades do campus
conteúdo

Perguntas frequentes sobre o funcionamento e atividades do campus

publicado: 27/03/2020 14h51, última modificação: 02/04/2020 09h20

O Comitê Local de Prevenção e Acompanhamento da Ameaça do CoronavÍrus elaborou uma relação com as perguntas mais frequentes que costumamos receber por parte da comunidade. Caso você tenha alguma dúvida, que não esteja especificada aqui, sinta-se livre para entrar em contato.

As perguntas e respostas resultam de questionamentos dos estudantes e de discussões realizadas nos últimos dias entre os diversos setores do IFBA e da Comissão de Prevenção. Salientamos que novas informações e atualizações poderão ser acrescentadas em função de futuros direcionamentos dos órgãos superiores do IFBA e do Governo Federal.

  

1.Por que o IFBA decidiu paralisar as aulas? 

Para evitar aglomerações e minimizar a circulação do vírus COVID-19 e dessa maneira, seguindo as instruções das autoridades sanitárias, diminuir possíveis contaminações em nossa comunidade. 

 

 2. Existe previsão de retorno para as aulas?

As aulas estão suspensas por tempo indeterminado. Não há como prever o retorno das aulas. O IFBA se compromete a avisar sobre o retorno das aulas com antecedência para que todos possam se planejar.

 

 3. Como fica o calendário de aulas?

A Resolução do CONSUP Nº 07 de 22 de março de 2020 suspendeu todos os calendários acadêmicos em curso do IFBA.

 

4. As aulas presenciais poderão ser substituídas por atividades à distância?

Não. A Resolução do CONSUP N07 de 22 de março de 2020 estabelece que apenas os campi que ainda estão encerrando calendário de 2019 poderão optar por essa alternativa. O que não é caso de nosso campus. Desta maneira, qualquer atividade realizada a distância não será contabilizada como carga horária anual.

 

 5. Como será realizado o  atendimento ao público nas atividades acadêmicas e administrativas no campus?

Está suspenso o acesso do público interno e externo a todas as dependências do IFBA. Mantendo-se apenas serviços essenciais.

 

6. O que é considerado serviço essencial?

 Serviços essenciais são aqueles necessários à preservação do patrimônio e da instituição. Então fica mantida a segurança, o mínimo de serviço de limpeza e a manutenção do campus.

 

 7. Como poderei solicitar qualquer serviço que antes era feito por meio do protocolo (CAENS, Coordenação de Cursos, etc)?

Por meio do e-mail comissaocovid19.vdc@ifba.edu.br . A solicitação será analisada pela comissão, atendida (caso seja julgada como urgente), e encaminhada ao setor competente.

 

8. A CORES (Coordenação de Registros Escolares) irá funcionar?

Não. As requisições ou dúvidas deverão ser encaminhadas para coresvc@ifba.edu.br .

 

 9Quais medidas estão sendo adotadas pelo IFBA em relação aos colaboradores terceirizados que prestam serviços no campus para os serviços essenciais?

Será mantido o quadro mínimo necessário para manutenção, segurança e higienização do campus. A forma de afastamento está sendo negociado junto a cada empresa com a finalidade de diminuir os prejuízos financeiros para o IFBA, para os colaboradores e para as empresas prestadoras de serviço.

  

10. Como ficará a situação dos auxílios financeiros para estudantes?
O Consup autorizou a manutenção dos benefícios da assistência estudantil para estudantes (conforme Resolução nº 07/CONSUP, de 22 de março de 2020), desde que respeitada a autonomia e as especificidades de cada campus.

O IFBA Campus Vitória da Conquista já encerrou o ano letivo de 2019, tendo sido efetuado o pagamento de todas as bolsas e auxílios do Programa de Assistência e Apoio ao Estudante (PAAE) daquele ano. Em relação à 2020, novo edital, de nº 003/2020, já se encontra em andamento e tão logo o processo de seleção seja finalizado, o pagamento das bolsas e auxílios disponibilizados pelo programa será realizado normalmente e de acordo com a disponibilidade orçamentária para o programa.

Está em curso  apenas pagamentos de bolsas referentes ao editais de iniciação científica do biênio 2019/2020.

Dois outros editais que oferecem bolsas e auxílio foram lançados no ano letivo de 2020 (antes do início das suspensão de nossas atividades presenciais). Um deles, de nº 001/2020, que trata da concessão de auxílios para participação de estudantes em eventos, reuniões, fóruns, premiações ou visitas técnicas, veio a ser suspenso, dado que o quadro de aglomeração de pessoas proporcionado por essas atividades se opõe à recomendações de autoridades sanitárias. Outro edital, que trata da eventual oferta de bolsas de monitores de disciplinas, veio a ser igualmente suspenso e será retomado após retorno das atividades acadêmicas presenciais. Editais de demais programas de assistência estudantil serão lançados em momento oportuno.

 

 11. Os cursos lato sensu serão suspensos?

Sim. Todos os cursos do IFBA estão suspensos por tempo indeterminado.

 

 12. Poderei solicitar algum espaço para estudo no IFBA, mesmo estando sozinho?

Não. O acesso a todos os espaços do IFBA está suspenso.

 

 13As atividades dos Projetos de Extensão serão mantidas?

Não. Assim como as atividades de ensino, as atividades de extensão estão suspensas a fim de evitar qualquer tipo de aglomeração e contaminação.

 

 14. Como fica a situação das bolsas de iniciação científica?

As bolsas do edital 2019/2020 estão mantidas.

 

 15. O período das bolsas de iniciação científica será estendido?

Não. A recomendação é que os pesquisadores trabalhem remotamente nos projetos que não dependam de laboratórios e experimentos.

 

 16. As atividades do PET serão mantidas?

As atividades presenciais estão suspensas. As atividades que podem ser realizadas remotamente estão mantidas.

 

 17. Os estágios supervisionados da licenciatura em química serão mantidos?

Sim. Os estágios estão mantidos. Entretanto, as atividades desenvolvidas nos estágios serão retomadas quando as escolas conveniadas retornarem as suas atividades

 

18. As atividades de pesquisa precisam ser suspensas?

Esteja sempre em contato com seu orientador. Presencialmente, as atividades estão suspensas. Caso possível o trabalho remoto, o seu orientador vai conduzir as atividades.

 

 19. A biblioteca do campus irá funcionar?

Não. O empréstimo e a devolução de materiais estão suspensos.  As devoluções dos empréstimos serão prorrogadas para a semana seguinte à retomada das aulas. As reservas efetuadas estão mantidas, aguardando o retorno do serviço de empréstimo. A consulta ao acervo continua sendo realizada por meio eletrônico.

 

 20. Como solicitar a ficha catalográfica para publicações do IFBA?

O serviço de ficha catalográfica será realizado remotamente pelas bibliotecárias da Instituição, através de solicitação enviada para o e-mail: biblioteca.ifba.conquista @gmail.com . 

 

21. Como fica o estágio que o(a) aluno(a) faz em alguma empresa ou instituição fora do IFBA?

Para os estágios obrigatórios, sem bolsa, a Resolução nº 07/2020 do IFBA é de suspensão dos estágios até a crise de saúde passar. Para os estágios não obrigatórios, as empresas estão lidando com o estagiário do mesmo modo como lidam com seus funcionários. Ou seja, se liberarem os funcionários para ficar em casa, pagando os salários, provavelmente manterão o estagiário em casa, pagando sua bolsa.

 

22. Caso a empresa não o tenha liberado, o(a) estudante poderá tomar a iniciativa de propor à empresa a suspensão de seu estágio?

Sim. Se a empresa aceitar, a nova data final do estágio deverá ser firmada futuramente através de termo aditivo. A interrupção de estágio, neste caso, poderá significar a interrupção de bolsa também. Caso a empresa não aceite a sua proposta de suspender o estágio, e você resolva então sair do estágio, comunique a sua decisão ao seu supervisor de estágio na empresa e também ao seu professor orientador do IFBA. 

 

23. A carga horária já cumprida no estágio será perdida?

Não. Ao você suspender ou sair do estágio, não perderá a carga horária obrigatória cumprida até agora, podendo complementá-la depois, através de outro estágio

 

24. Todos os editais do Campus estão suspensos?

Alguns sim, outros não. Acompanhe sobre cada edital no site do campus.

 

25. O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e o Webmail continuam funcionando?

Sim. Tanto o Sei quanto o Webmail são as ferramentas que serão utilizadas pelos servidores para dar continuidade às ações relacionadas aos processos do campus.

 

 26O SUAP-EDU (Sistema Unificado de Administração Pública) continua funcionando?

Sim. Além de acompanhar seus dados acadêmicos/escolares, o(a) discente poderá imprimir seu atestado de matrícula e histórico escolar. Os mesmos possuem  assinatura digital.

 

 27. Como Técnico-Administrativos e Docentes, assim como os estudantes, podem se informar sobre possíveis mudanças nas atividades do campus?

Toda e qualquer alteração nas decisões atuais e recomendações sobre as atividades acadêmicas e administrativas serão informadas no link  https://portal.ifba.edu.br/conquista assim como nas mídias sociais do campus.

 28. E se ainda existir alguma dúvida, ou alguma questão individual?

Envie-nos por meio do e-mail comissaocovid19@ifba.edu.br que prontamente te responderemos. Nossa equipe estará à disposição para maiores esclarecimentos.