Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Napnee divulga minicurso sobre o Transtorno do Espectro do Autismo

Napnee divulga minicurso sobre o Transtorno do Espectro do Autismo

publicado: 30/05/2017 10h47, última modificação: 31/05/2017 13h53

Minicurso do Napnee

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas (Napnee) do Ifba campus de Vitória da Conquista irá realizar um minicurso sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TAE) que começará no dia 20/06 e se manterá uma vez por semana, toda terça-feira, das 14h às 18h, na Sala 4 do Bloco F.  O período de inscrição vai do dia 30/05 a 13/06. Para se inscrever, clique aqui.

O minicurso será dividido em módulos, visto que a cada terça-feira um módulo diferente será estudado.

TEA: a construção histórica de cinceitos, características clínicas e legislação

Desenvolvimento infantil no TEA: linguagem, cognição, interação social, aspectos psicológicos e familiares

Introdução a Neurociências e TEA.

Será ministrado pelo Prof. Dr. Gesivaldo Santos (Uesb – Jequié)

Problemas de aprendizagem e intervenções psicopedagógicas no TEA

O paradigma da educação inclusiva

Estudos de caso e inclusão da pessoa com TEA

Segundo Josilene Domingues, coordenadora do Napnee, o projeto tem como objetivo promover a construção de conhecimentos em torno do Transtorno do espectro autista (TEA) pelos membros da comunidade escolar (técnico-administrativos, professores, alunos dos cursos de licenciatura, diretores, coordenadores) por meio de curso de formação inicial e continuada a ser ofertado pelo núcleo, a fim de que todos os agentes sociais da escola possam compreender as especificidades clínicas da pessoa com TEA e desenvolver habilidades de interação, contribuindo para efetivação da inclusão, por meio de processos significativos de ensino-aprendizagem. Para ela, o objetivo geral é promover a construção de conhecimentos sobre o Transtorno do Espectro do Autismo, considerando a formação de uma cultura escolar inclusiva e a diminuição do preconceito e da discriminação em nossa sociedade.

Metodologia

O curso terá a duração de 40 horas e serão disponibilizadas 50 vagas para professores do Ifba e de outras redes de ensino, técnicos, alunos de cursos de licenciatura do campus e de outras instituições do ensino superior.