Você está aqui: Página Inicial > Campus Vitória da Conquista > Notícias > Minicurso promovido pelo Napnee discute neurociência no transtorno do espectro do autismo
conteúdo

Minicurso promovido pelo Napnee discute neurociência no transtorno do espectro do autismo

publicado: 10/07/2017 18h47, última modificação: 10/07/2017 18h47

O Núcleo de Apoio à Pessoa com Necessidades Educacionais Específicas – Napnee do Ifba campus de Vitória da Conquista está promovendo um minicurso sobre o Transtorno do Espectro do Autismo – TEA que teve início no último dia 20/06 e obteve mais de 80 inscrições. Grande parte dos inscritos é de outras cidades próximas à região, incluindo Jequié, Anagé, Guanambi, Brumado, Jacaraci e a zona rural de Vitória da Conquista. No total, apenas 45 dos inscritos tiveram suas inscrições homologadas e estão cursando os módulos.

IMG_1969.JPG

O público do minicurso é bastante variado e conta com a presença de pais de crianças autistas, professores, coordenadores e outros profissionais (psicopedagogos, assistente social, enfermeiros, educadores especiais e tutores de sala) das redes particular e pública de ensino a nível municipal e estadual.

IMG_1980.JPGNo primeiro módulo foi discutida a história do autismo juntamente à sua caracterização clínica, além da legislação brasileira acerca do TEA, ministrado pela Professora Ma. Josilene Domingues. Já o segundo módulo foi ministrado pelo Professor Dr. Gesivaldo Santos da Uesb de Jequié, que tratou do tema “Introdução a Neurociências e Transtorno do Espectro do Autismo”.

O professor afirmou que a neurociência é importante na área da educação para a compreensão de um embasamento biológico, melhorando a forma de entender como o cérebro aprende. Ele também destacou a importância da neurociência na compreensão do transtorno do espectro do autismo: “Basicamente toda a fundamentação do transtorno do espectro do autismo é na neurociência, então quando você parte da neurociência, você tem a parte neurológica, fisiológica e em cima desses dois conceitos você traça o entendimento do transtorno e no entendimento do transtorno você procura o tratamento. Então a neurociência ela não só ajuda na compreensão, mas para trazer o tratamento”, finaliza ele.

IMG_1994.JPG

O minicurso chega ao seu quarto módulo na próxima reunião e terá como tema “Problemas de aprendizagem e intervenções psicopedagógicas no TEA”.